Doença de Lyme: conheça infecção que afastou supermodelo dos holofotes
Bella Hadid possui a doença de Lyme, causada por carrapato, e precisou dar pausa na carreira para dar continuidade no tratamento
atualizado
Compartilhar notícia
A supermodelo americana Bella Hadid, de 26 anos, teve de dar uma pausa na carreira devido a batimentos cardíacos irregulares, dores nas articulações e dificuldade para respirar, sintomas de uma infecção bacteriana que a afeta há mais de uma década.
Bella está fora dos holofotes há meses por causa da doença de Lyme, apesar de boatos dizerem que ela passava por reabilitação. A modelo foi diagnosticada com o problema transmitido por carrapatos quando tinha 16 anos e, no início de 2023, os sintomas se intensificaram. Ela conta, em entrevista à revista E!News, que o estresse e o trabalho pioraram a situação.
A doença de Lyme é uma infecção transmitida por carrapatos da espécie Borrelia, Borrelia burgdorferi e Borrelia mayonii. Os insetos geralmente habitam em áreas florestais, especialmente em países como Reino Unido e Estados Unidos. Nem toda criatura, porém, carrega a doença consigo.
Sintomas da doença de Lyme
A doença se apresenta inicialmente com uma marca vermelha ao redor do local da mordida. Depois, o machucado pode evoluir para uma erupção cutânea mais avermelhada ainda. Caso não tratada, a infecção pode piorar e causar, por exemplo:
- Cansaço;
- Arrepios;
- Febre;
- Dores de cabeça;
- Rigidez no pescoço;
- Dores musculares;
- Articulações doloridas e inchadas;
- Dor nas costas;
- Enjoos;
- Vômitos;
- Dor de garganta;
- Meningite, quando a infecção atinge o sistema nervoso;
- Paralisia facial, quando a infecção atinge o sistema nervoso;
- Arritmias;
- Inflamação do tecido cardíaco.
Diagnóstico e tratamento
A partir dos sintomas, é importante buscar ajuda médica. A principal maneira de diagnosticar a doença de Lyme é por exames de sangue. Para tratá-la, são usados antibióticos, anti inflamatórios e, em casos em que há, por exemplo, arritmias e bloqueio cardíaco, pode-se usar marcapasso temporário.
Em casos de artrite, principalmente no joelho, com dor e inchaço nas articulações, a pessoa pode precisar de fisioterapia para recuperar a mobilidade e conseguir realizar as atividades diárias sem dores. As sessões incluem exercícios de mobilidade e alongamentos de acordo com a gravidade do quadro.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.