metropoles.com

Doença de Crohn: o que é, quais são os sintomas e como é o tratamento

Em casos graves, os pacientes com a doença de Crohn passam por procedimentos cirúrgicos para retirar parte do intestino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulher com as mãos no intestino e um desenho do órgão em cima. A mulher usa blusa azul e a foto mostra apenas o seu tronco - Metrópoles
1 de 1 Mulher com as mãos no intestino e um desenho do órgão em cima. A mulher usa blusa azul e a foto mostra apenas o seu tronco - Metrópoles - Foto: Getty Images

A doença de Crohn é uma doença inflamatória no aparelho digestivo que pode causar sintomas extremamente desconfortáveis, que incluem diarreia intensa, dor abdominal e perda de peso. Boa parte dos pacientes com o problema precisa passar por procedimentos cirúrgicos devido ao agravamento do quadro.

De acordo com o coloproctologista Luiz Bertoncello, do Vera Cruz Hospital, de Campinas (SP), o diagnóstico precoce é importantíssimo para evitar complicações. “A causa da doença ainda não está bem estabelecida, mas pode ter relação com imunidade, fatores ambientais, infecciosos e genéticos”, aponta.

O risco de desenvolver a doença de Crohn é igual em homens e mulheres. Ela se manifesta com mais força antes dos 30 anos, embora não seja raro que pacientes com mais de 60 anos sejam diagnosticados com a condição.

Quais sãos os principais sintomas da doença de Crohn?

De forma geral, os primeiros sintomas da doença de Crohn são associados a desconfortos intestinais, como:

  • diarreia persistente, que leva até mesmo a perda de peso;
  • dores e cólicas abdominais;
  • presença de sangue nas fezes, embora isso não seja comum.

Com a evolução e cronificação do quadro, sintomas mais graves aparecem. Alguns deles são:

Como é feito o diagnóstico da doença de Crohn?

Para que o especialista feche o diagnóstico, o paciente passa por avaliação clínica e exames de imagem, de sangue, fezes, colonoscopia e/ou endoscopia com biópsia. Segundo o blog Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein, a doença de Crohn é uma condição crônica, que acompanha o paciente por muito tempo.

A doença de Crohn pode ter desfechos graves?

A partir das primeiras manifestações e do diagnóstico, a doença de Crohn raramente é curada efetivamente. Em geral, o paciente passa a ter ciclos de piora e melhora do quadro.

O tratamento é fundamental para garantir uma qualidade de vida satisfatória e evitar que o quadro evolua para ameaças à saúde. O tratamento costuma ser com medicamentos para reduzir os sintomas, controlar a inflamação e evitar complicações. Os mais adotados são imunossupressores e terapias biológicas.

O grau das intervenções varia de acordo com o grau da doença (leve, moderada ou grave). Quando os casos são graves, e verificam-se abcessos (feridas com pus) no aparelho digestivo, é necessário drená-los. De acordo com a evolução do paciente, também podem ser necessárias cirurgias para retirar partes do intestino quando há fístulas ou obstruções.

Infelizmente, como o diagnóstico costuma demorar, ao menos parte dos pacientes costuma ser submetida a algum tipo de procedimento devido às complicações.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?