metropoles.com

Doença arterial pode desencadear sinal de alerta nos pés. Entenda

A doença arterial periférica, que pode ocorrer devido ao colesterol alto, é silenciosa e tem como sinal de alerta unhas quebradiças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PhotoAlto/Jana Hernette
Pés em cima de chão de madeira
1 de 1 Pés em cima de chão de madeira - Foto: PhotoAlto/Jana Hernette

Cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A condição de saúde, que consiste na alta densidade de gordura no sangue, pode originar outras doenças vasculares.

Uma delas é a doença arterial periférica, considerada uma condição silenciosa, já que seu desenvolvimento é quase imperceptível. Ela ocorre quando uma artéria se estreita aos poucos, muitas vezes pelo acúmulo de colesterol, dificultando o fluxo de sangue. Para evitar piores consequências, vale ficar atento aos sinais de alerta da doença, como as unhas quebradiças.

“O colesterol alto é um fator de risco para a doença arterial periférica. Com o entupimento dos vasos sanguíneos, menos sangue chega aos pés, o que faz com que as unhas fiquem quebradiças e/ou cresçam lentamente”, alerta o cardiologista Fabrício da Silva, do Hospital DF Star.

Porém, as unhas quebradiças também sinalizam outras doenças metabólicas, como ácido úrico alto, diabetes e pressão alta. Portanto, é preciso reconhecer outros sintomas da doença arterial periférica, como:

  • Diminuição da incidência de pelos nas pernas;
  • Cãibras nas pernas;
  • Dor ao caminhar;
  • Cicatrização lenta.

Diagnóstico e controle

Diante dos sinais de alerta, a cardiologista Érica Renata, da Clínica Cardiosenior, em Brasília, pede que as pessoas não se automediquem e procurem um médico. “Em caso de sintomas, vá ao hospital o mais rápido possível para a aferição da dosagem de colesterol total por meio de exames”, diz.

Já que o problema é a dificuldade vascular, o controle da doença passa por aumentar o fluxo sanguíneo por meio de medicamentos e/ou exercícios físicos regulares. Os especialistas podem pedir ainda que, se for o caso, o paciente pare de fumar e evite o calor, que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?