Doce e cheia de fibras, a tâmara é indicada para substituir o açúcar
A opção natural tem carboidratos, potássio e vários outros nutrientes, mas é rica em calorias e, por isso, deve ser consumida com parcimônia
atualizado
Compartilhar notícia
Queridinha de quem quer perder peso mas não consegue viver sem um docinho, a tâmara vem sendo cada vez mais usada em cardápios de dietas. Bastante açucarada e cheia de nutrientes, a fruta típica do Oriente Médio aparece em receitas doces como uma opção natural ao açúcar ou aos adoçantes industrializados.
Segundo a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Andréa Chaves, a fruta é ótima fonte de potássio, cobre, ferro, magnésio e cálcio. “Possui também ação anti-inflamatória e é rica em ácido pantotênico, a vitamina B5, e pode gerar uma sensação de calma em momentos de estresse devido ao triptofano presente em sua composição”, conta a especialista.
Ela considera a tâmara uma boa opção para adoçar a comida de maneira natural. “A fruta in natura é comida de verdade, um alimento natural, é uma ótima opção. O açúcar inflama o cérebro, é cancerígeno, contribui para o aumento da glicemia e dá picos de insulina no organismo. O adoçante altera o paladar e tem quase o mesmo efeito que o açúcar”, explica.
Além do uso em doces, a fruta pode ser consumida sozinha, com nozes e castanhas ou aliada a iogurtes naturais. “Outra sugestão é consumi-la no pré-treino, por ser uma boa fonte de carboidrato e gerar energia de forma rápida”, diz a nutricionista.
Porém, é importante ficar de olho: cada 100 gramas de tâmara seca contém, em média, 280 calorias. Por isso, o consumo deve ser moderado.