Dia do Doador de Sangue: saiba quais são os requisitos para doar
Percentual de doadores de sangue no Brasil não chega a 2%, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 3,5%
atualizado
Compartilhar notícia
Doar sangue é um gesto simples que pode salvar mais de uma vida. Para fortalecer o processo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (14/6). A OMS recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população.
No Brasil, o índice não chega a 2%, segundo o Ministério da Saúde. O número é ainda mais preocupante quando comparado à quantidade de pessoas que necessitam de transfusão de sangue no país: cerca de 3,5 milhões de brasileiros.
Para fazer parte dessa corrente de solidariedade, a pessoa deve atender a alguns requisitos, conforme indica o Ministério da Saúde:
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
- Pesar no mínimo 50 kg.
Para saber os demais requisitos, acesse o Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.