Dor abdominal, inchaço e gases: conheça os sintomas da diverticulite
Médico alerta sobre a importância da alimentação para a prevenção da diverticulite, doença inflamatória no trato digestivo
atualizado
Compartilhar notícia
A diverticulite, ou doença diverticular, é uma inflamação que acontece em pontos do intestino grosso. A doença é caracterizada pelos divertículos, pequenas saliências que se formam na parede do órgão.
Ainda não existe uma causa definida para o surgimento dos divertículos, que estão presentes em aproximadamente 30% das pessoas acima de 50 anos e em 70% dos pacientes entre 80 e 90 anos.
No entanto, pesquisas recentes apontam que o desenvolvimento deles está associado ao envelhecimento, obesidade, falta de exercícios físicos e dieta pobre em fibras e água. Ter um parente com o problema de saúde também aumenta as chances de ser acometido pelo problema.
“Em muitos casos, a presença dessas estruturas é assintomática. O problema surge quando alguns pedaços de fezes se acumulam dentro delas, levando à proliferação de bactérias que geram infecção”, explica o cirurgião-geral André Augusto Pinto, da Clínica Gastro ABC.
Segundo ele, a diverticulite é bastante comum no mundo ocidental, com incidência estimada em um terço das pessoas acima dos 45 anos e 50% no grupo com mais de 80 anos.
Os principais sintomas da diverticulite são:
- Náusea;
- Dor abdominal, especialmente do lado esquerdo;
- Alterações intestinais (diarreia ou prisão de ventre);
- Sangue nas fezes;
- Inchaço;
- Gases.
Leia mais sobre o assunto no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!