DIU: especialistas esclarecem dúvidas sobre o método contraceptivo
Apesar de ser um dispositivo seguro e eficaz na prevenção da gravidez, o DIU ainda é pouco usado pelas mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
O DIU (dispositivo intrauterino) é um dos métodos mais eficazes e seguros para quem não quer engravidar. Além disso, é uma opção muito acessível, sendo oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde.
Apesar disso, de acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,9% das mulheres em idade fértil usam o dispositivo no Brasil. O motivo, talvez, seja a falta de informação, que provoca muitas questões e inseguranças sobre o assunto.
Assim, para esclarecer alguns dos mitos que envolvem o dispositivo intrauterino, contamos com a ajuda de uma dupla de especialistas que responderam as principais dúvidas sobre o tema. Confira:
Quem pode usar o DIU?
O DIU é indicado para qualquer mulher maior de 14 anos e sexualmente ativa que não tenha fatores de riscos para doenças inflamatórias pélvicas. Também é uma alternativa para as mulheres que não podem usar pílulas anticoncepcionais.
“Esse tipo de dispositivo é uma boa alternativa para evitar gravidez, com eficácia de até 99% de proteção, ou seja, apenas 1% de chance de falha”, explica a ginecologista e obstetra Paula Fettback.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.