metropoles.com

Diretor-geral da OMS parabeniza posse de Lula e nova ministra da Saúde

Tedros Adhanom Ghebreyesus sinalizou estar otimista com o novo governo e compromisso com as pautas de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
OMS/Reprodução
Tedros Adhanom Ghebreyesus OMS
1 de 1 Tedros Adhanom Ghebreyesus OMS - Foto: OMS/Reprodução

Na primeira entrevista coletiva do ano, realizada nesta quarta-feira (4/1), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela posse do terceiro mandato como chefe do Executivo do Brasil.

O líder da OMS sinalizou estar otimista com o novo governo, que se mostrou comprometido com a pauta de saúde.

“Sabemos que o presidente Lula está muito comprometido com os temas referentes à saúde e esperamos trabalhar em colaboração com ele”, afirmou. “A posse do presidente merece as nossas congratulações. Quero desejar os nossos melhores votos”, continuou.

Ghebreyesus também parabenizou a nomeação de Nísia Trindade como ministra da Saúde do novo governo. A cientista e pesquisadora ocupou o cargo de presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entre 2017 e 2022 e se tornou a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde.

“A nomeação para o Ministério da Saúde é excelente. Conhecemos Nísia muito bem, ela tem ampla experiência e estou certo que contribuirá significativamente”, contou.

Evolução da pandemia

O diretor-geral da OMS afirmou estar preocupado com o atual quadro epidemiológico de Covid-19 devido à transmissão intensa do coronavírus em várias partes do mundo, em especial na China e nos Estados Unidos. “A ameaça da Covid-19 persiste”, avaliou.

Ao avaliar os últimos anos de enfrentamento da pandemia de Covid-19, o atual cenário e as perspectivas para o ano que se inicia, ele considerou que a doença ainda será um importante tópico de discussão em 2023, mas a pandemia pode caminhar para o fim nos próximos meses.

“Acredito e espero que, com os esforços certos, este seja o ano em que a emergência de saúde pública terminará oficialmente”, considerou.

“Estamos no quarto ano da pandemia e o mundo está em um lugar muito melhor do que há vários anos, devido ao gerenciamento de cuidados clínicos, vacinas e tratamentos. Durante a maior parte do ano passado, a Covid-19 estava em declínio”, completou.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?