metropoles.com

Dipirona: o que é, para que serve, quando usar e efeitos colaterais

Remédio é muito comum para manejar dor e febre, e começa a fazer efeito entre 30 e 60 minutos após a administração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
pilula remédio saúde bem-estar
1 de 1 pilula remédio saúde bem-estar - Foto: iStock

Um remédio muito conhecido, a dipirona monoidratada, ou sódica, é um medicamento analgésico e antitérmico. O princípio ativo reduz a produção de substâncias ligadas à dor e febre e, por isso, é utilizado normalmente para manejar esse tipo de sintoma. O remédio começa a funcionar entre 30 e 60 minutos após a administração, e o efeito pode durar quatro horas.

A dipirona pode ser encontrada em comprimidos, gotas, xarope, supositório ou administrada por meio de uma injeção, e deve ser utilizada sob orientação médica.

De acordo com a bula da dipirona, ela não é indicada para pessoas:

– Com hipersensibilidade à dipirona ou a qualquer um dos componentes da formulação ou a outras pirazolonas (ex.: fenazona, propifenazona, isopropilaminofenazona) ou a pirazolidinas (ex.: fenilbutazona, oxifembutazona) incluindo, por exemplo, experiência prévia de agranulocitose com uma destas substâncias;
– Com função da medula óssea prejudicada (ex.: após tratamento citostático) ou doenças do sistema hematopoiético;
– Que tenham desenvolvido broncoespasmo ou outras reações anafilactoides (isto é urticária, rinite, angioedema) com analgésicos tais como salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno;
– Com porfiria hepática aguda intermitente (risco de indução de crises de porfiria);
– Com deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD) (risco de hemólise);
– Gravidez e lactação;

Este medicamento também é contraindicado para menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg e, especificamente para a solução injetável, o remédio não deve ser aplicado em crianças com idade entre 3 e 11 meses ou pesando menos de 9 kg.

Principais efeitos colaterais

Os efeitos adversos mais comuns para pessoas que tomam dipirona é dor no estômago ou intestino, má digestão, diarreia, coloração avermelhada da urina, arritmia cardíaca, ardência ou urticárias.

O remédio também pode causar reações alérgicas graves e até choque anafilático. Nesses casos, a recomendação é procurar atendimento médico urgente. Outros efeitos raros são dificuldade para respirar, tosse, inchaço na boca, língua ou rosto, vermelhidão ou formação de bolhas na pele.

O efeito mais grave é a agranulocitose, uma diminuição dos glóbulos brancos no sangue. As células participam da defesa do organismo, e a queda nos níveis pode deixar o corpo suscetível a infecções. Os principais sintomas neste caso são feridas na boca, febre, calafrio e prostração. (Com informações do portal Tua Saúde)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?