Diminua tamanho do prato e outras dicas simples para emagrecer rápido
Combinação de hábitos garante o emagrecimento rápido. Nutricionista explica estratégia simples para diminuir alguns ponteiros na balança
atualizado
Compartilhar notícia
Nem sempre a jornada de perda de peso precisa ser longa e sofrida. Algumas práticas simples podem ajudar a alcançar o déficit calórico sem a necessidade de tantos sacrifícios. Um bom ponto de partida já é limitar o consumo de alimentos processados e o de açúcar, trocando por opções naturais.
Se melhores hábitos de alimentação forem associadas a uma rotina de treinos, é possível que, com determinação, a pessoa perca até cinco quilos em três meses. O nutricionista Isaac Nunes, que atende em Brasília, lembra da importância do emagrecimento sustentável.
“A perda de peso saudável costuma girar em torno de 1,5 – 2 kg por mês. Então, com determinação para seguir as práticas da nutrição e treinar, é possível perder cinco quilos em três meses. Existem pessoas, porém, que cometem a maluquice de passar um dia sem comer e chegam a perder os cinco quilos em um mês. No outro mês, elas ganham o dobro”, destaca Nunes.
Veja algumas práticas simples para perder peso de forma saudável:
1. Substitua processados por alimentos ricos em fibras
Por mais tentador e gostoso que seja, saiba que os ultraprocessados são pobres em nutrientes. Substitua-os por vegetais e frutas, que são ricos em fibras. “Os industrializados são cheios de calorias e não levam à saciedade. A fome volta mais rápida”, pondera o nutricionista.
Os alimentos ricos em fibras mantém a sensação de saciedade por mais tempo, além de possuírem menor quantidade de calorias e colaborarem para o funcionamento do intestino.
2. Durma bem
Ao dormir pouco ou mal, os hormônios do corpo ficam desregulados e podem influenciar, por exemplo, no apetite do dia seguinte. “A falta de descanso deixa as pessoas mais estressadas e a tendência é elas descontarem o estresse em comida, bebidas alcoólicas e doces”, afirma Nunes. Então, pratique a higiene do sono e busque formas para dormir bem.
3. Faça cardio, HIIT e levante pesos
Uma das formas de atingir o déficit calórico é por meio de exercícios físicos regulares. Faça cardio para queimar as calorias adquiridas no dia, levante pesos para construir massa magra e pratique o HIIT para alcançar o balanço energético negativo. O treinamento intervalado de alta intensidade (HITT) consiste em rajadas curtas de exercícios intensos, seguidos de curtos períodos de recuperação.
4. Pegue leve no álcool
Os drinques possuem muitas calorias e costumam levar açúcar em sua composição. Além disso, a digestão do álcool provoca a retenção de líquidos, o que atrapalha a perda de peso. Além disso, o consumo de álcool pode afetar a qualidade do sono, que é essencial ao emagrecimento.
5. Use pratos menores
Estar atento à quantidade de porções é muito importante para garantir a perda de peso. O uso de pratos menores pode ser um aliado para fazer refeições mais frugais. “Recipientes menores podem dar a ilusão de que você está comendo uma quantidade maior, já que a tigela e o prato estarão cheios”, diz Nunes.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.