metropoles.com

Existem diferenças nutricionais entre os tipos de limão? Saiba

Os 4 tipos de limão conhecidos, siciliano, taiti, galego e cravo ou caipira, podem ter usos diversos e têm propriedades distintas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto limões e limas em cima da caixa
1 de 1 Foto limões e limas em cima da caixa - Foto: Getty Images

O limão é uma fruta saudável e extremamente versátil na cozinha, sendo utilizado em uma variedade de pratos, bebidas e remédios caseiros. Mas será que existe diferença entre os diversos tipos de limão?

O nutricionista Nicolas Dutra, que atende em Brasília, diz que os tipos de limão, nutritivamente, são muito parecidos.

“Como são muitos tipos, sendo os principais o siciliano, taiti, galego e cravo. Eles possuem características diferentes como o sabor, a acidez e os aromas que acarretam funções diferentes e de modos consumo também”, esclarece.

Da mesma forma, o nutricionista esportivo Ricardo Antonow, que atende em Brasília, diz que todos os tipos de limão são ricos em vitamina C, potássio e antioxidantes, mas complementa que a variação na concentração desses nutrientes entre os diferentes tipos de limão é mínima.

“Existem pequenas diferenças nutricionais entre os tipos de limão, embora elas geralmente não sejam significativas a ponto de um ser considerado ‘melhor’ que o outro. A escolha do tipo de limão pode depender mais do uso culinário desejado e das preferências pessoais do que das diferenças nutricionais”, explica.

Nicolas observa que as variações de cores, aromas, sabor e acidez influenciam apenas na forma de uso, que pode variar de indivíduo.

Os dois profissionais apontam sugestões de consumo dos diferentes tipos de limão. Confira:

Limão siciliano

É a espécie mais antiga e mais ácida, a melhor para sobremesas e pratos que requerem um sabor mais suave e aromático, como molhos e preparos (risoto como exemplo). Além de ser ótimo para chás.

Limão taiti

É o tipo menos ácido, sendo ideal para drinks ou sucos. Serve também como tempero devido ao seu sabor menos ácido.

Limão galego

Tipo versátil com um sabor ácido e aromático. Apresenta uma maior suculência, sendo ótimo para sobremesas, molhos, temperos e bebidas.

Limão cravo ou caipira

Devido ao aroma e sabor forte e característico, é usado em receitas tradicionais. Ótimo para temperar alimentos, como saladas, e para sucos.

Foto de muito limões
A vitamina C presente no limão possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra doenças e infecções

Confira os principais benefícios do limão para o organismo:

1 – Combate radicais livres

A presença de antioxidantes, como os flavonoides e os limonoides, ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo, protegendo as células contra danos oxidativos.

Por causa disso, pode reduzir o risco de doenças crônicas, como as cardíacas e o câncer, promovendo uma melhoria na saúde em geral.

2 – Previne de anemia

O limão melhora a absorção de ferro, especialmente o “ferro não heme”, encontrado em vegetais.

A vitamina C presente no limão pode aumentar significativamente a absorção deste tipo de ferro, prevenindo a anemia e promovendo uma melhor saúde sanguínea.

3 – Melhora digestão

O ácido cítrico presente no limão estimula a produção de ácido gástrico, facilitando a digestão. Além disso, a fibra solúvel (pectina) encontrada na polpa do limão ajuda a melhorar a saúde digestiva, promovendo movimentos intestinais regulares e prevenindo constipação.

4 – Saúde da pele

A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, que é uma proteína fundamental para a manutenção da pele, dos cabelos e das unhas.

Os antioxidantes presentes no limão também ajudam a combater os danos dos radicais livres na pele, retardando o processo de envelhecimento e reduzindo o aparecimento de rugas e manchas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?