Existem diferenças nutricionais entre os tipos de limão? Saiba
Os 4 tipos de limão conhecidos, siciliano, taiti, galego e cravo ou caipira, podem ter usos diversos e têm propriedades distintas
atualizado
Compartilhar notícia
O limão é uma fruta saudável e extremamente versátil na cozinha, sendo utilizado em uma variedade de pratos, bebidas e remédios caseiros. Mas será que existe diferença entre os diversos tipos de limão?
O nutricionista Nicolas Dutra, que atende em Brasília, diz que os tipos de limão, nutritivamente, são muito parecidos.
“Como são muitos tipos, sendo os principais o siciliano, taiti, galego e cravo. Eles possuem características diferentes como o sabor, a acidez e os aromas que acarretam funções diferentes e de modos consumo também”, esclarece.
Da mesma forma, o nutricionista esportivo Ricardo Antonow, que atende em Brasília, diz que todos os tipos de limão são ricos em vitamina C, potássio e antioxidantes, mas complementa que a variação na concentração desses nutrientes entre os diferentes tipos de limão é mínima.
“Existem pequenas diferenças nutricionais entre os tipos de limão, embora elas geralmente não sejam significativas a ponto de um ser considerado ‘melhor’ que o outro. A escolha do tipo de limão pode depender mais do uso culinário desejado e das preferências pessoais do que das diferenças nutricionais”, explica.
Nicolas observa que as variações de cores, aromas, sabor e acidez influenciam apenas na forma de uso, que pode variar de indivíduo.
Os dois profissionais apontam sugestões de consumo dos diferentes tipos de limão. Confira:
Limão siciliano
É a espécie mais antiga e mais ácida, a melhor para sobremesas e pratos que requerem um sabor mais suave e aromático, como molhos e preparos (risoto como exemplo). Além de ser ótimo para chás.
Limão taiti
É o tipo menos ácido, sendo ideal para drinks ou sucos. Serve também como tempero devido ao seu sabor menos ácido.
Limão galego
Tipo versátil com um sabor ácido e aromático. Apresenta uma maior suculência, sendo ótimo para sobremesas, molhos, temperos e bebidas.
Limão cravo ou caipira
Devido ao aroma e sabor forte e característico, é usado em receitas tradicionais. Ótimo para temperar alimentos, como saladas, e para sucos.
Confira os principais benefícios do limão para o organismo:
1 – Combate radicais livres
A presença de antioxidantes, como os flavonoides e os limonoides, ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo, protegendo as células contra danos oxidativos.
Por causa disso, pode reduzir o risco de doenças crônicas, como as cardíacas e o câncer, promovendo uma melhoria na saúde em geral.
2 – Previne de anemia
O limão melhora a absorção de ferro, especialmente o “ferro não heme”, encontrado em vegetais.
A vitamina C presente no limão pode aumentar significativamente a absorção deste tipo de ferro, prevenindo a anemia e promovendo uma melhor saúde sanguínea.
3 – Melhora digestão
O ácido cítrico presente no limão estimula a produção de ácido gástrico, facilitando a digestão. Além disso, a fibra solúvel (pectina) encontrada na polpa do limão ajuda a melhorar a saúde digestiva, promovendo movimentos intestinais regulares e prevenindo constipação.
4 – Saúde da pele
A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, que é uma proteína fundamental para a manutenção da pele, dos cabelos e das unhas.
Os antioxidantes presentes no limão também ajudam a combater os danos dos radicais livres na pele, retardando o processo de envelhecimento e reduzindo o aparecimento de rugas e manchas.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!