Compartilhar notícia
A dieta vegana exclui qualquer alimento de origem animal do seu dia a dia. Além de não comer carne — como fazem os vegetarianos –, produtos que tenham ovos e leite, alguns tipos de corantes são excluídos do cardápio. Médicos defendem que esta dieta é benéfica para a saúde, mas ela precisa ser bem planejada.
Este tipo de restrição alimentar tem vários benefícios, de acordo com a nefrologista Caroline Reigada: “ a dieta vegana reduz o risco de hipertensão, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica – três problemas que estão altamente relacionados com doenças renais”, diz.
A entusiasta deste tipo de alimentação também destaca os benefícios da dieta vegana especificamente para a saúde dos rins. “A dieta vegana traz benefícios aos rins. Uma alimentação baseada em verduras, legumes e grãos está associada à diminuição de fatores de risco relacionados à doença renal. Isso acontece porque há um maior aporte de fibras e antioxidantes na dieta, que reduzem as inflamações”, completa.
Cuidados ao seguir a dieta vegana
“Devemos ressaltar sempre que esse tipo de benefício não se aplica àqueles pacientes que mantêm um alto consumo de alimentos ultraprocessados. E, principalmente, os ricos em sódio e aditivos químicos alimentares, que estão relacionados à inflamação. O planejamento de uma dieta vegana requer muitos cuidados, e a consulta com um profissional é fundamental”, afirma Carolina Reigada.
Leia a notícia completa no Sport Life, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.