Dieta criada por cientistas favorece longevidade e saúde do coração
Dieta Pure reorganiza o cardápio semanal e coloca o leite como protagonista após analisar dados de saúde de pessoas de 80 países
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá, criaram uma série de recomendações alimentares para a longevidade e a saúde cardíaca que foi apelidada de dieta Pure. O nome vem do fato de o plano alimentar ter sido feito após a análise de dados de cerca de 245 mil pessoas coletados no Prospective Urban Rural Epidemiology (Pure).
A dieta Pure é sistema que organiza dados de saúde e de alimentação de 80 países diferentes. Os pesquisadores usaram estas informações para estabelecer conexões entre alimentação e desfechos de saúde. Os principais resultados do trabalho foram publicados na quinta-feira (5/7) na revista da Sociedade Europeia de Cardiologia.
A dieta Pure seria capaz de reduzir o risco de morte prematura em 30%, diminuir a possibilidade de infarto do miocárdio em 14% menor risco e de AVC, em 19%. Os percentuais foram obtidos comparando com os riscos a saúde da dieta ocidental padrão, na qual há grande consumo de gorduras e ultraprocessados.
- 2-3 porções de frutas por dia;
- 2-3 porções de vegetais por dia;
- 3-4 porções de legumes por semana;
- 7 porções de nozes e castanhas por semana;
- 2-3 porções de peixe por semana;
- 14 porções de produtos lácteos (principalmente gordura integral, mas não incluindo manteiga ou chantilly) por semana.
Quais as novidades da dieta?
Os pesquisadores foram bastante favoráveis ao consumo de lacticínios, de acordo com eles até 2 porções por dia estão indicadas, o que é uma boa notícia para os amantes de queijos, iogurtes e leites.
“Nossos resultados mostram que até duas porções diárias de laticínios, principalmente gorduras integrais, podem ser incluídas em uma dieta saudável e podem proteger contra a pressão alta e a síndrome metabólica”, diz o líder do estudo, o cardiologista Andrew Mente, da Universidade de McMaster, no Canadá.
As carnes vermelhas, o frango e grãos como arroz e farinha de trigo, desde que ingeridos em quantidades “moderadas”, foram autorizadas a participar da dieta Pure. Isso quer dizer que a carne e os demais deveriam estar incluídas em no máximo uma refeição diária, mas a mesma restrição deveria ser aplicada ao pão, ao arroz e às farinhas. O alimento, entretanto, não foi listado na dieta indicada para a longevidade.
Veja 5 alimentos que abaixam a pressão cardíaca
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.