Dieta mediterrânea pode ajudar a melhorar a fertilidade, diz estudo
A dieta mediterrânea é baseada na alta ingestão de frutas, verduras e vegetais, além de peixes e frutos do mar
atualizado
Compartilhar notícia
A dieta mediterrânea tem ganhado cada vez mais popularidade devido aos seus diversos benefícios à saúde. E agora, uma outra vantagem é que esse estilo de alimentação pode ajudar a superar casos de infertilidade em homens e mulheres.
O estudo foi realizado por pesquisadores das universidades australianas de Monash, Sunshine Coast e South Australia, e publicado em setembro de 2022 na revista Nutrients. Eles revisaram pesquisas sobre como a dieta pode afetar na concepção.
Levantamentos anteriores mostraram que a inflamação do organismo por conta da alimentação pode afetar a qualidade do esperma, os ciclos menstruais e a fixação do óvulo fecundado na parede do útero.
Segundo o estudo australiano, a dieta mediterrânea pode melhorar a fertilidade nas mulheres melhorando a qualidade dos óvulos, e nos homens, aumentando a qualidade do esperma. Tudo isso graças ao poder antioxidante das frutas e vegetais.
De acordo com o nutricionista esportivo Isaac Nunes, a dieta baseia-se em consumir peixes e frutos do mar em grandes quantidades, muitas proteínas vegetais, frutas, verduras e legumes frescos, carne vermelha no máximo uma vez por semana, azeite extra virgem e uma taça de vinho por dia.
A dieta mediterrânea também é capaz de proteger contra condições ligadas à inflamação, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Uma das pesquisadoras, Evangeline Mantzioris, afirma em nota que esse tipo de alimentação é anti-inflamatória, e que está diretamente relacionada à melhora da fertilidade.
“Encontramos evidências consistentes de que, ao aderir a uma dieta anti-inflamatória – que inclui muitas gorduras poli-insaturadas ou ‘saudáveis’, flavonoides (encontrados em vegetais de folhas verdes) e uma quantidade limitada de carne vermelha e processada –, podemos melhorar a fertilidade”, afirma.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.