metropoles.com

Dieta gordurosa aumenta fome e impede saciedade, afirma pesquisa

Estudo mostra que alimentação muito calórica interfere na ação da leptina, hormônio responsável por avisar o cérebro que estamos satisfeitos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
bacon gordura ovo
1 de 1 bacon gordura ovo - Foto: iStock

Quem nunca comeu demais e sentiu culpa depois? Exagerar na alimentação causa ganho de peso e, em alguns casos, obesidade, mas isso não é exatamente uma novidade. Uma pesquisa desenvolvida pelo Baylor College of Medicine e publicada no Journal of Clinical Investigation tentou desvendar o mecanismo que leva ao exagero alimentar e descobriu que ele está intimamente ligado à qualidade daquilo que comemos.

De acordo com o trabalho, uma conexão entre o intestino e o cérebro é a chave para entender como se chega à obesidade. Os pesquisadores detectaram que ratos que estavam em uma dieta gordurosa apresentaram níveis aumentados de peptídeo inibidor gástrico (GIP), um hormônio produzido no intestino responsável pelo balanço energético do corpo. O excesso desse hormônio inibiria a ação da leptina, o hormônio da saciedade. Ou seja: quanto mais GIP, mais os ratos comeram — e mais engordaram.

Para evitar a comilança sem fim, a solução, de acordo com os estudiosos, foi bloquear o funcionamento do GIP. Assim, a ação da leptina foi restaurada, fazendo com que os camundongos perdessem peso.

A leptina atua na regulação da saciedade tanto em ratos quanto em humanos. O que a ciência ainda não sabia, segundo os autores do trabalho, era como uma dieta rica em gordura levaria a uma resistência à leptina. Usando fatias cerebrais cultivadas em placas de petri, eles puderam identificar a ligação entre o hormônio intestinal GIP e a leptina.

Além de comerem menos, os ratos obesos que tiveram a ação da GIP bloqueada apresentaram menores níveis de glicose no sangue. O resultado, porém, só foi verdadeiro para os ratos acima do peso. Em camundongos com peso normal, o bloqueio do hormônio não teve efeito algum. Isso poderia indicar que, com uma dieta balanceada, os níveis de GIP não aumentam e a leptina funciona normalmente, desencadeando a sensação de saciedade no cérebro e interrompendo o exagero alimentar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?