Dieta DASH pode controlar pressão alta, diz estudo. Aprenda a fazer
Pesquisa lista o regime, aliado a exercícios físicos, como um dos fatores que ajudam pacientes com hipertensão descontrolada
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (27/9) na revista científica da Associação Americana do Coração, pessoas com pressão alta que tomam pelo menos três remédios mas não conseguem controlá-la podem se beneficiar da dieta DASH.
Segundo os cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, este é o primeiro estudo a fazer uma análise assim. Durante quatro meses, 90 adultos com hipertensão não controlada receberam orientações para seguir a dieta, um regime premiado e criado com o intuito de controlar a pressão alta.
A dieta não é complicada. Ela defende o aumento da ingestão de vegetais, frutas e laticínios com pouca gordura, e a diminuição de alimentos com gorduras saturadas. O consumo de sal também é regulado, e não pode passar de 2,3 mg por dia, o equivalente a uma colher de chá.
Durante o dia, quem segue o regime deve incluir de quatro a seis porções de vegetais, e a mesma quantidade de frutas, além de três porções de produtos integrais e duas a quatro de laticínios com pouca ou nenhuma gordura. Carnes magras, sementes, castanhas e legumes também devem ser inseridos no cardápio.
Exercícios físicos
Parte dos participantes do estudo também fez exercícios físicos intensos supervisionados três vezes por semana. Outro grupo teve apenas uma sessão presencial para receber orientações, e levou um panfleto com dicas de exercício, nutrição e perda de peso para seguir em casa, sem acompanhamento.
Os indivíduos que foram acompanhados e fizeram a dieta à risca conseguiram controlar a pressão, diminuindo pelo menos 12 pontos na pressão sanguínea. Os que seguiram as orientações por conta própria diminuíram sete pontos. Todos continuaram tomando os medicamentos.
“O ponto mais importante é que não é tarde para controlar a pressão sanguínea fazendo decisões saudáveis e mudando o estilo de vida”, explicou James Blumenthal, um dos responsáveis pelo levantamento, em entrevista à CNN Internacional.
Veja na galeria alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:
Mulheres idosas e homens jovens
Outro levantamento apresentado na conferência da Associação Americana do Coração mostra que a hipertensão descontrolada é mais comum em homens jovens (entre 20 e 49), quando comparada a mulheres da mesma idade — eles chegam a ter um risco até 70% maior de desenvolver a condição nesta faixa etária.
Em contrapartida, entre os idosos com mais de 70 anos, elas têm até 63% mais chance de ter a doença do que os homens.