Compartilhar notícia
A dieta cetogênica consiste em consumir altos níveis de gordura, proteína em moderação e baixo índice de carboidrato. Já a low carb restringe o consumo de carboidratos. Porém, esses planos alimentares impactam negativamente no esporte, segundo estudo conduzido pela nutricionista esportiva australiana Louise Burke, que tem 40 anos de experiência em aconselhamento para atletas de elite.
A pesquisa envolveu 21 atletas corredores de alta performance, que foram divididos em três turmas: HCHO (alto carboidrato), PCHO (periodização de carboidratos) e LCHF (baixo carboidrato e gordura alta).
Os corredores homens concluíram três semanas de treinamento periódico enquanto seguiam a proposta dietética. A cada semana, ocorriam sessões de treinamento obrigatórias e adicionais, cumpridas com base no critério de um competidor.
Entre os quesitos verificados estavam: velocidade da marcha, frequência cardíaca, avaliação da exaustão percebida e metabólitos sanguíneos.
A capacidade de treinamento dos atletas de alto rendimento adeptos ao LCHF foi menor em relação aos HCHO, que também tiveram volumes de treinamento baixos, com velocidades lentas e frequências cardíacas altas.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.