Compartilhar notícia
O processo de reeducação alimentar conhecido como dieta anti-inflamatória busca diminuir processos de inflamação no organismo causados pela alimentação e, nessa trajetória não é incomum que a pessoa perca peso.
A nutróloga Andrea Sampaio, que faz parte da equipe do Hospital Sírio-Libanês, explicou como funciona a dieta anti-inflamatória e quais são os alimentos certos para o cardápio.
“A dieta anti-inflamatória não é uma dieta para perder peso. É uma reeducação alimentar, que contempla todos os grupos alimentares, tanto macronutrientes como micronutrientes. Porém, com escolhas saudáveis, de boa qualidade, respeitando a individualidade de cada pessoa, e mantendo o equilíbrio, o funcionamento do organismo melhora e os quilos em excesso podem ser eliminados”, garante a Andrea.
Como fazer uma boa dieta anti-inflamatória?
A seguir a médica indica os alimentos essenciais da dieta anti-inflamatória:
- Ácidos graxos poli-insaturadosEm especial o ômega 3, rico em EPA (Ácido eicosapentaenoico) e DHA (Ácido docosahexaenoico) encontrados em peixes de água fria, como salmão, atum, sardinha, bacalhau e nos óleos vegetais, como semente de linhaça e nozes.
- Antioxidantes ricos em vitamina C e Vitamina ELaranja, limão, acerola, abacate e azeite de oliva extravirgem.
Leia sobre os outros alimentos anti-inflamatórios no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!