metropoles.com

Dieta anabólica: 7 alimentos que potencializam ganho de massa muscular

Saiba quais são os melhores alimentos para uma dieta anabólica, que promove a queima de gordura e o ganho de massa muscular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosa Martin/Getty Images
Foto colorida de duas fatias de salmão em um prato branco. Há ervas finas em cima dos peixes - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de duas fatias de salmão em um prato branco. Há ervas finas em cima dos peixes - Metrópoles - Foto: Rosa Martin/Getty Images

A dieta anabólica é um plano alimentar que busca reduzir a gordura corporal, diminuir a resistência à insulina e promover a reparação muscular. As refeições anabólicas são planejadas para aumentar o anabolismo, ou seja, a construção de massa muscular.

Durante os dias úteis da semana, os carboidratos são limitados a cerca de 30 gramas por dia, com foco em gorduras saudáveis e proteínas. Nos fins de semana, há um aumento no consumo de carboidratos.

“A distribuição ideal dos macronutrientes é de 60-65% de gordura, 30-35% de proteína e 5-10% de carboidratos durante a semana, enquanto nos fins de semana, essa distribuição se inverte”, explica a nutricionista Adriana Starvo, que atende em São Paulo.

Além disso, a dieta anabólica enfatiza o consumo de alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis durante a semana, enquanto nos finais de semana prioriza alimentos com carboidratos ricos em fibras e de baixo índice glicêmico.

Saiba quais são os principais alimentos da dieta anabólica:

Frango: rico em proteínas de alta qualidade, o frango é uma excelente fonte de aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparação muscular.

Aveia: fornece energia para os treinos e reabastece os estoques de glicogênio muscular e hepático. Rica em fibras, regula os níveis de açúcar no sangue, retardando a absorção de glicose na corrente sanguínea e evitando picos nos níveis de glicose sanguínea.

Ovos: contêm tanto o colesterol considerado ‘bom’, conhecido como HDL, quanto o colesterol ‘ruim’, chamado LDL. O colesterol é essencial como precursor na produção de hormônios, incluindo a testosterona.

Iogurte: pode ser consumido no café da manhã, pós-treino, lanche ou antes de dormir. Opte por iogurte sem adição de açúcar e aromatizantes.

Batata-doce: A batata-doce oferece energia para treinos longos e desafiadores. Rica em carboidratos complexos, ela proporciona um fornecimento duradouro de energia, comparável à aveia.

Queijo cottage: O queijo cottage é uma fonte rica em proteína caseína, que é de digestão lenta, fornecendo um fluxo constante de aminoácidos aos músculos.

Salmão: O salmão é uma fonte de proteína completa, contendo todos os aminoácidos necessários para a construção muscular. Além disso, é rico em ômega-3, um potente anti-inflamatório que reduz a inflamação causada pelo treino e aumenta os níveis de testosterona, beneficiando o crescimento muscular.

Café: O café contém cafeína, que estimula o hormônio do crescimento, aumenta a força muscular, promove a produção de energia e estimula a oxidação da gordura.

Grão-de-bico: Rico em proteínas vegetais e fibras, o grão-de-bico é excelente para a construção muscular e para manter os níveis de energia estáveis. Além disso, é uma boa fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, que proporcionam energia duradoura sem causar picos de açúcar no sangue.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?