Dieta a 2: casal de nutricionistas revela como perder peso em dupla
Célebres nas redes sociais, Bárbara Maltez e Rodrigo Góes dão dicas para casais que planejam iniciar um plano alimentar juntos
atualizado
Compartilhar notícia
Seguir um novo plano alimentar pode ser um desafio, mas de acordo com os especialistas, é mais fácil se o cardápio for compartilhado. O casal de nutricionistas Bárbara Maltez, 35 anos, e Rodrigo Góes, 36 anos, é defensor da dieta a dois e garante que, em dupla, o plano pode trazer mais resultados.
O par de nutricionistas brasilienses é conhecido nas redes sociais por divulgar o fisiculturismo pensando na saúde de quem o pratica. Com quase 850 mil seguidores no TikTok e 650 mil no Instagram, a dupla entende bem como é levar alimentação e treinamento a dois.
“Nenhuma dieta é fácil e, mesmo sendo mais flexivel, exige dedicação e disciplina. Por isso, é bom que o casal faça um plano alimentar junto e um apoie o outro. A chance de sucesso a longo prazo é maior”, diz Góes.
Bárbara complementa que, além da motivação, com a casa toda envolvida em um plano alimentar novo, há menos tentações para furar a dieta. “Ver o seu parceiro ou parceira comer e beber sem nenhum tipo de controle enquanto se está em uma dieta restritiva é muito frustrante”, pondera.
Dieta em família funciona?
Para os nutricionistas, é importante seguir uma dieta sustentável a longo prazo e, por isso, eles sempre aconselham seus clientes a tentar mudanças de hábito em família. Porém, Góes lembra que o foco não significa abdicar de todas as possibilidades de se divertir e de se alimentar de forma mais livre.
“Não precisa ser restritivo, mas é importante que, em pelo menos 80% do tempo, a pessoa consuma alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Nos outros 20%, ela pode se divertir com a família”, aconselha.
O casal de nutricionistas recomenda que a mudança alimentar seja aplicada já na hora de fazer as compras do mês. “Uma boa estratégia para incluir uma alimentação saudável em casa é evitar comprar produtos hipercalóricos e manter na geladeira apenas comidas saudáveis e práticas que podem ser descongeladas sem demora”, completa o nutricionista.
Como o casal de nutricionistas acha tempo?
Além do cardápio, a dieta em família depende de uma gestão do tempo em comum. É preciso ter horários disponíveis para cozinhar os alimentos mais saudáveis que serão guardados, além de incluir atividades físicas na rotina.
“Aqui em casa, por exemplo, treinamos no mesmo horário. Assim, quando um não quer ir, o outro acaba indo arrastado. O mesmo vale para dieta. Quando estou em preparação para competir, o Rodrigo tenta fazer escolhas que nós dois possamos comer juntos, e isso me ajuda bastante”, afirma Bárbara.
A dica do casal de nutricionistas é que as pessoas busquem encaixar o exercício e o cuidado com a alimentação nas próprias rotinas, sem pressa, buscando manter uma vida saudável. “Somos contra o terrorismo alimentar”, resume a nutricionista, ao falar do exemplo que dão à filha do casal, Yasmin, de 2 anos. “Temos de ter bons hábitos que serão mantidos pelo resto da vida, não apenas por três meses”, finaliza ela.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.