metropoles.com

Sorriso resplandecente: confira 4 dicas seguras para clarear os dentes

Dentista explica os perigos em clarear os dentes sem supervisão de profissionais. Alguns ajustes na rotina podem ajudar a mantê-los brancos

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash/Reprodução
Foto colorida de pessoa sorrindo
1 de 1 Foto colorida de pessoa sorrindo - Foto: Unsplash/Reprodução

Os dentes amarelados podem afetar a autoestima de algumas pessoas. Contudo, existem métodos para clarear os dentes que podem ser perigosos, podendo causar danos.

“Hoje, é possível encontrar pela internet inúmeros métodos naturais e fórmulas caseiras que prometem dentes mais brancos. Porém, essas metodologias, além de não possuírem comprovação clínica e científica, podem ter consequências desastrosas para a boca em geral”, afirma o dentista Hugo Lewgoy, da Curaden Swiss, em São Paulo.

Ele explica que o uso de bicarbonato é um dos métodos mais perigosos de clareamento. O produto pode provocar o desgaste do esmalte dental, o que causa fragilidade e aumenta o risco de fratura.

A melhor maneira de clarear os dentes é passando por um procedimento no consultório do dentista. Lewgoy explica o que, de fato, funciona para manter os dentes branquinhos em casa. Veja:

1. Evite certos alimentos

O consumo de alimentos e bebidas com corantes ou alto potencial pigmentante, como é o caso de cafés, vinhos e chás escuros, escurece os dentes. “Se você ingerir esse tipo de alimento, procure escovar logo em seguida para prevenir o surgimento de manchas”, aconselha Lewgoy.

2. Escolha a escova adequada

A escovação deve ser feita com uma escova dental adequada que contenha uma grande quantidade de cerdas ultramacias, que evitam o acúmulo de placa bacteriana na boca. As opções muito duras podem desgastar o esmalte dos dentes e agravar problemas gengivais.

3. Utilize condicionador nos dentes

Condicionadores dentais são produtos que preparam os dentes para receber materiais restauradores, tornando suas estruturas mais receptivas. Eles não apenas clareiam o sorriso, como também protegem as gengivas sensíveis por meio da criação de uma camada protetora com peptídeos e hidroxiapatita.

4. Produtos práticos para higiene oral

Quando se passa o dia inteiro fora de casa, a higiene bucal pode ser comprometida pela falta de recursos para escovar os dentes. Portanto, tenha sempre produtos práticos na bolsa, como um enxaguante bucal, para manter a saúde dos dentes. Existem também pastilhas que ajudam na prevenção de cáries, refrescam o hálito e mantêm o clareamento dental feito por dentistas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?