Pode sopa? Médica dá dicas para quem não quer ganhar peso no inverno
No inverno, muitas pessoas ficam com mais fome e, por isso, têm medo de ganhar peso; saiba como evitar isso no período
atualizado
Compartilhar notícia
A chegada do inverno deve ser motivo de atenção com o ganho de peso. Isso porque, em dias mais frios, o nosso organismo gasta mais calorias para se manter aquecido, aumentando, assim, o desejo por alimentos ricos em calorias e carboidratos.
Além disso, há uma redução do consumo de água, o que também contribui para o aumento do apetite. Ou seja: é preciso tomar cuidado, especialmente se estiver em processo de emagrecimento.
A endocrinologista e metabologista Thais Mussi elenca algumas dicas que podem ajudar na tarefa de não ganhar peso no inverno. Veja:
Aumente a porção dos alimentos
Aumente com moderação a quantidade ou a ingestão de alimentos calóricos nas refeições. Isso aumenta a sensação de saciedade e, consequentemente, diminui a vontade de “beliscar” ao longo do dia.
Faça atividades físicas
É comum que as pessoas diminuam a atividade física no inverno, o que impulsiona o ganho de peso neste período. Então, procure manter a rotina de exercícios, mesmo que seja difícil sair no frio.
Beba água
Consumir a quantidade adequada de água também é importante para manter o corpo em atividade, prevenir a desidratação e reduzir a sensação de fome.
Cuidado com as sopas
O inverno é uma época em que as pessoas costumam consumir sopas. No entanto, é preciso ter cuidado com os ingredientes do prato. O ideal é adicionar no máximo quatro tipos de vegetais, um macarrão leve, um tipo de carne e maneirar no consumo de queijo.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!