Médico ensina dicas para incluir atividades físicas na rotina
Nutrólogo especialista em emagrecimento ensina dicas fáceis para se comprometer com os exercícios e torná-los parte da rotina
atualizado
Compartilhar notícia
Inserir atividades físicas regulares na rotina é possível por meio de simples ajustes. É o caso de optar por escolhas de hábitos mais saudáveis, como realizar caminhadas, usar as escadas ao invés de elevadores, fazer pequenas pausas para se alongar e investir em exercícios leves. Dessa forma o corpo se mantém ativo, impulsionando no bem-estar do organismo.
Uma dica importante para auxiliar nesse processo é reservar um horário fixo do dia para a realização das atividades a fim de garantir constância. Além disso, considerando que o corpo é composto por uma série de sistemas que se conectam, a alimentação também impacta diretamente na saúde.
De acordo com o nutrólogo especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais Neto Borghi, do Instituto SoulMais, para aqueles que desejam uma vida mais saudável e buscam o emagrecimento, a escolha dos alimentos é um dos fatores mais importantes. Por isso, para manter uma dieta balanceada é preciso priorizar alimentos ricos em nutrientes e controlar as calorias.
O profissional esclarece que a alimentação influencia na prática de atividades físicas. Isso porque as refeições são as responsáveis por fornecer energia para a prática dos exercícios. Desse modo, ingerir proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis contribui para ativar o metabolismo e manter a massa muscular durante a perda de peso.
Dicas de exercícios físicos
Muitas pessoas não praticam atividades físicas pela impossibilidade de frequentar uma academia ou centro de treinamento. Porém, movimentar-se pode ser um hábito realizável em casa e sem equipamento especiais. Confira abaixo as principais indicações que auxiliam a sair do sedentarismo.
- Polichinelos;
- Agachamentos;
- Flexões;
- Prancha;
- Abdominais.
“Esses exercícios são ótimos para serem feitos em casa. Eles não exigem equipamentos e são eficazes para queima de calorias e tonificação muscular. Além disso, atividades como subir e descer escadas, dançar e pular corda também são boas opções para aumentar o gasto energético.”, explica o especialista.
O ideal é praticá-los pelo menos de três a cinco vezes por semana, com sessões de 30 a 60 minutos. Essa regularidade permite ao corpo se manter ativo, impulsionando a queima calórica contínua. Uma outra dica para aumentar a adesão aos exercícios é variar os tipos de atividades, trabalhando diferentes grupos musculares e evitando o tédio.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!