Xô, inchaço! Veja 4 dicas para evitar a retenção de líquido
Especialista revela medidas práticas que ajudam a tratar a retenção de líquidos e reduzir o inchaço corporal
atualizado
Compartilhar notícia
A retenção de líquido pode atingir pés, tornozelos, pernas, mãos e abdômen. Esse problema acontece quando há um acúmulo excessivo de água nos tecidos do organismo, resultando em sensação de peso, inchaço e dor.
Entre as causas possíveis, estão incluídos desequilíbrios hormonais, doenças renais ou cardíacas, gravidez, problemas circulatórios, uso de certos medicamentos e hábitos de vida sedentários. Esse acumulo pode trazer prejuízos para a saúde, mas existem medidas que auxiliam no controle deste problema.
1. Beba água
A ingestão regular de água é essencial para o bom funcionamento do organismo, já que o corpo é 70% composto por líquidos. Beber água ajuda a limpar o corpo e eliminar toxinas, combatendo os inchaços. Outras bebidas, como chás e sucos, também têm efeito diurético.
2. Tenha uma alimentação equilibrada
Uma alimentação balanceada resulta em uma boa qualidade de vida e disposição para as atividades diárias. No entanto, algumas comidas podem causar ou piorar o inchaço corporal. Alimentos ricos em sal, como embutidos, enlatados, molhos industrializados e fast foods, fazem o corpo reter mais água.
3. Pratique exercícios físicos
A prática regular de exercícios físicos é uma das melhores maneiras de combater a retenção de líquido, pois ajuda a estimular a circulação sanguínea e linfática, promovendo a eliminação de toxinas e excesso de líquidos retidos nos tecidos.
4. Realize sessões de drenagem linfática
O tratamento consiste em uma técnica de massagem localizada e delicada, que pode ser aplicada tanto manualmente quanto através de equipamentos específicos.
Aprenda a desinchar a barriga
Leia a notícia completa em Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!