Dicas caseiras para acabar com o chulé
Banho de chá e gengibre, uso de bicarbonato de sódio e até secador de cabelo são alguns dos tratamentos que ajudam na eliminação do odor
atualizado
Compartilhar notícia
O chulé ocorre a partir da combinação do suor excessivo com o acúmulo de bactérias. Elas exalam ácidos como o metanotiol e o isovalérico, responsáveis pelo mau cheiro. Pessoas que usam mais sapatos fechados têm tendência a ter mais odor, já que a transpiração não dissipa e acaba fermentada com as bactérias da pele.
Apesar de bastante comum, o chulé pode ser bem constrangedor, principalmente em situações sociais como tirar o sapato na casa de amigos, experimentar pares em lojas, entre outras.
O chulé também pode ser causado pela deficiência de zinco no organismo, por isso, o acréscimo de alimentos ricos em zinco na dieta podem te ajudar a controlar o odor. Entre os alimentos recomendados estão a maçã, abacaxi, banana e morango, duas porções por dia.
Para acabar com o mau cheiro dos pés, uma rotina de higienização é indispensável, além da boa limpeza dos sapatos e o uso de meias de algodão puro. A seguir algumas dicas de tratamento caseiro:
– Spa dos pés com gengibre: Separe um pedaço de gengibre, enrole em uma gaze e deixe-o dentro da água quente por alguns minutos. Depois esfregue o líquido nos pés, usando este pedaço de gaze, todas as noites após o banho. Repita este tratamento por duas semanas.
– Banho de chá: Prepare uma mistura com dois saquinhos de chá preto ou verde e um litro de água quente. Com a água em temperada agradável, mergulhe os pés por 15 minutos na solução. Repita o tratamento todas as noites, por uma semana. O chá vai te ajudar a eliminar os odores por conter o ácido tânico, que combate o suor excessivo.
– Banho de bicarbonato de sódio e limão: Coloque 1/4 de xícara de bicarbonato em uma bacia e acrescente 8 copos de água morna. Adicione o suco de um limão e mergulhe os pés. Deixe-os de molho por 20 minutos, lave os pés com agua corrente e sabão para evitar manchas do limão e depois seque-os com uma toalha.
O bicarbonato é útil na remoção de fungos e bactérias e ajuda a melhorar a textura dos pés. Ele pode ser usado, inclusive, como talco caseiro. Já o limão tem ação adstringente, além de um aroma bem agradável.
– Banho de sal: Misture 1/2 copo de sal grosso ou 4 colheres de sal refinado com um litro d’água. Lave os pés normalmente, e em seguido os mergulhe na mistura. Mantenho-os imersos por 10 minutos, e depois os enxugue sem tornar a lavar os pés. Pessoas com o chulé muito forte devem fazer isso diariamente, porque o sal tira o “suor” dos pés e impede o crescimento das bactérias que causam o mau cheiro.
– Secador de cabelos nos sapatos:
Antes de usar qualquer calçado fechado, seque os pares com secador de cabelo. Em seguida, aplique talco antisséptico ou de bebê em cada um.
Com informações do portal Tua Saúde.