Diástase abdominal também pode acontecer em homens. Entenda
Muito frequente em mulheres após a gestação, a diástase abdominal também pode atingir os homens, causando dor e outros desconfortos
atualizado
Compartilhar notícia
A diástase abdominal é caracterizada pelo afastamento dos músculos retos abdominais, localizados na região da barriga. Embora seja frequente em mulheres após a gravidez, a condição também atinge homens, como o ator Alexandre Frota, que operou recentemente para corrigir o problema.
Segundo o cirurgião plástico Victor Hugo Cordeiro, a separação dos músculos pode ocorrer devido ao enfraquecimento das fibras conjuntivas que os mantêm unidos. “A diástase abdominal masculina pode ocorrer como resultado do aumento da gordura abdominal, especialmente quando combinado com a falta de atividade física regular”, explica o especialista.
Além disso, homens que se dedicam a treinos intensos e frequentes, mas não prestam atenção adequada à sua postura e respiração durante o exercício, também podem estar em maior risco de desenvolver essa condição, acrescenta o médico.
“A fraqueza dos músculos abdominais pode comprometer a estabilidade da coluna vertebral e reduzir o suporte postural, tornando-se um fator de risco para lesões e problemas musculoesqueléticos”, afirma Cordeiro.
Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.