Dia de sorte: 6 pessoas são vacinadas contra a Covid-19 por acaso nos EUA
Presa em uma nevasca que bloqueou a estrada, equipe de vacinação decidiu aplicar doses em outros motoristas que também estavam presos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma nevasca transformou a sorte de seis norte-americanos na última terça-feira (26/1). Os sortudos ficaram presos em uma estrada que havia sido bloqueada pela polícia por conta de uma nevasca, no estado de Oregon. Uma equipe de vacinação também estava no trânsito, impedida de sair e com seis doses da vacina contra o coronavírus prestes a perder a validade.
Ao jornal The Washington Post, Michael Weber, diretor de saúde pública do Condado de Josephine, contou que ele e sua equipe de 20 profissionais haviam passado o dia vacinando pacientes e estavam indo para a cidade de Grants Pass para administrar as últimas doses do imunizante. Quando perceberam que não conseguiriam seguir viagem, resolveram oferecer as doses de carro em carro.
Segundo Weber, os profissionais estavam com pressa para distribuir as doses da vacina da Moderna porque elas já haviam sido retiradas dos frascos e transferidas para seringas. Após ser removido do armazenamento abaixo de zero e atingir a temperatura ambiente, o imunizante precisa ser utilizado em até seis horas ou ser descartado.
“Sabíamos que a vacina não voltaria para Grants Pass. Muito provavelmente, ela iria expirar”, reforçou Weber.
Um membro da equipe carregava as doses, álcool, gaze e outros suprimentos médicos enquanto Weber distribuía os formulários da vacinação aos que aceitaram receber a vacina. Outros profissionais carregavam um contêiner para agulhas usadas e um guarda-chuva para neve pesada.
Uma ambulância que havia acompanhado a vacinação com os profissionais de saúde durante o dia também estava presa na estrada e serviu de apoio para eventuais casos de reações alérgicas após a imunização, segundo Weber.
Por incrível que pareça, a equipe teve certa dificuldade de encontrar seis voluntários para serem vacinados. Médicos e enfermeiros bateram nas janelas dos carros oferecendo a vacina e levaram cerca de 45 minutos para administrar as seis doses. “Passamos por muitos carros antes de encontrar seis sim”, disse Weber.
A maioria das pessoas recusou educadamente o imunizante, mas, segundo o médico, os que aceitaram quase não conseguiram conter a emoção. Um homem chegou a tirar a blusa inteira, em meio à nevasca, antes de receber a vacina. Outra paciente tremia tanto que quase não conseguiu assinar o formulário. A última pessoa a receber a dose foi uma mulher que estava agendada para ser imunizada, mas não tinha conseguido chegar à tempo ao posto de vacinação.
O perfil oficial Condado de Josephine contou a história no Twitter:
When @JoCoPH concluded its vaccination event at the Illinois Valley High School, they never guessed they might be setting up an impromptu clinic on the way back to Grants Pass. But that’s exactly what happened when a snowstorm stranded about 20 personnel on Highway 199. pic.twitter.com/0QdreROw4p
— Josephine County (@CountyJosephine) January 27, 2021