metropoles.com

Dia da Saúde Bucal: confira 7 dicas para cuidar bem dos dentes

A saúde bucal pode acarretar problemas graves em todo o organismo. Cirurgião-dentista revela como manter uma rotina de cuidados

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Dentista
1 de 1 Dentista - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

No dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter uma rotina de cuidados com a boca. Ao contrário do que muitos pensam, cuidar da saúde bucal não garante apenas dentes bonitos e a prevenção de doenças orais, como a gengivite e a periodontite. Na verdade, esses hábitos saudáveis contribuem para o bem-estar de todo o organismo.

“Gengivas inflamadas e problemas periodontais podem provocar a liberação de mediadores inflamatórios na corrente sanguínea, causando uma série de danos. Eles podem se alojar em lesões pré-existentes nas artérias do corpo e acelerar a formação de placas que colocam em risco a saúde cardiovascular”, explica o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy.

Uma pesquisa das universidades federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apontou que, após o início da pandemia da Covid-19, houve um aumento de 132%na quantidade de paradas cardíacas nos brasileiros. Segundo a cirurgiã-dentista Marcela O’Neal, aproximadamente 36% das mortes ligadas aos problemas do coração têm início na saúde bucal.

Além disso, a doença gengival também tem impacto negativo sobre o controle da glicemia, o que pode ocasionar a diabetes, alerta o especialista. Por isso, manter a saúde bucal em dia é tão importante. Para ajudar na rotina de cuidados, Lewgoy separou oito hábitos indispensáveis. Confira:

1. Faça a escovação de forma adequada

É impossível manter a saúde oral sem a escovação regular, que deve ser realizada ao menos duas vezes por dia. O especialista explica que é importante usar uma escova ultramacia — opções de cerdas duras podem desgastar o esmalte de seus dentes e provocar retração gengival.

“Além disso, a escova também deve possuir uma grande quantidade de cerdas para aumentar a eficácia da escovação e diminuir o acúmulo de placa bacteriana no dente”, alerta o cirurgião-dentista.

2. Use cremes dentais de baixa abrasividade

O creme dental é indispensável para potencializar a escovação. No entanto, assim como com as escovas, é preciso ficar atento às características dos produtos. A maioria dos cremes dentais possuem ação abrasiva, o que, em excesso, também pode contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes e a retração da gengiva, afirma o cirurgião-dentista.

Veja a lista completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?