Dia da Saúde Bucal: confira 7 dicas para cuidar bem dos dentes
A saúde bucal pode acarretar problemas graves em todo o organismo. Cirurgião-dentista revela como manter uma rotina de cuidados
atualizado
Compartilhar notícia
No dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter uma rotina de cuidados com a boca. Ao contrário do que muitos pensam, cuidar da saúde bucal não garante apenas dentes bonitos e a prevenção de doenças orais, como a gengivite e a periodontite. Na verdade, esses hábitos saudáveis contribuem para o bem-estar de todo o organismo.
“Gengivas inflamadas e problemas periodontais podem provocar a liberação de mediadores inflamatórios na corrente sanguínea, causando uma série de danos. Eles podem se alojar em lesões pré-existentes nas artérias do corpo e acelerar a formação de placas que colocam em risco a saúde cardiovascular”, explica o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy.
Uma pesquisa das universidades federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apontou que, após o início da pandemia da Covid-19, houve um aumento de 132%na quantidade de paradas cardíacas nos brasileiros. Segundo a cirurgiã-dentista Marcela O’Neal, aproximadamente 36% das mortes ligadas aos problemas do coração têm início na saúde bucal.
Além disso, a doença gengival também tem impacto negativo sobre o controle da glicemia, o que pode ocasionar a diabetes, alerta o especialista. Por isso, manter a saúde bucal em dia é tão importante. Para ajudar na rotina de cuidados, Lewgoy separou oito hábitos indispensáveis. Confira:
1. Faça a escovação de forma adequada
É impossível manter a saúde oral sem a escovação regular, que deve ser realizada ao menos duas vezes por dia. O especialista explica que é importante usar uma escova ultramacia — opções de cerdas duras podem desgastar o esmalte de seus dentes e provocar retração gengival.
“Além disso, a escova também deve possuir uma grande quantidade de cerdas para aumentar a eficácia da escovação e diminuir o acúmulo de placa bacteriana no dente”, alerta o cirurgião-dentista.
2. Use cremes dentais de baixa abrasividade
O creme dental é indispensável para potencializar a escovação. No entanto, assim como com as escovas, é preciso ficar atento às características dos produtos. A maioria dos cremes dentais possuem ação abrasiva, o que, em excesso, também pode contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes e a retração da gengiva, afirma o cirurgião-dentista.
Veja a lista completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.