metropoles.com

Dia D contra sarampo: campanha vacina crianças menores de 5 anos

Este sábado é dia de mobilização para a imunização de bebês a partir dos 6 meses de idade e crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Saúde DF
Vacinação de sarampo no DF
1 de 1 Vacinação de sarampo no DF - Foto: Breno Esaki/Saúde DF

Neste sábado (19/10/2019), ocorre mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O foco são crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), como recomenda o Ministério da Saúde. O objetivo é atualizar o cartão de vacina com a tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, é eficaz contra rubéola e caxumba. A campanha segue até 25 de outubro. A próxima etapa acontece de 18 a 30 de novembro e terá como alvo pessoas de 20 a 29 anos.

Nesta campanha, foi intensificada a dose zero, uma medida preventiva ao aumento de casos de sarampo em crianças abaixo de 1 ano de idade. Em surtos nacionais anteriores, foram os menores de 1 ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos, segundo o Ministério da Saúde. Mas, no surto atual, há óbitos de crianças em São Paulo e Pernambuco.

Pela faixa etária, do início da campanha até o dia 10 de outubro, o percentual de crianças abaixo de 1 ano que compareceu e que foi vacinado chegou à marca de 61,85%. Na faixa de 1 ano, o percentual foi de 58,26%.

“Já era esperado um percentual alto na busca pela imunização para os menores de 1 ano, por ser uma faixa etária nova, implementada nesta campanha pelo Ministério da Saúde devido à incidência de sarampo nesta idade”, complementa Renata Brandão, gerente de Imunização da Saúde.

É importante lembrar que a dose extra, chamada de dose zero, não consta no calendário nacional de vacinação. Portanto, ela não substitui as outras duas, ministradas aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose). Essas devem ser aplicadas para conferir proteção prolongada contra a enfermidade.

Outro objetivo da campanha é que os os pais ou responsáveis levem as crianças às unidades básicas de saúde, com o cartão de vacina, para que a situação vacinal das crianças seja verificada. “Os pais devem ficar atentos ao novo reforço, que é a dose zero, que protege as crianças abaixo de 1 ano, que têm o maior risco de complicações e de óbito”, frisa Renata.

O sarampo é contagioso e o vírus é transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal. A patologia pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.

Clique aqui para saber os endereços das salas de vacina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?