metropoles.com

DF tem maior número de usuários de cannabis medicinal do país

A capital federal é, proporcionalmente, a unidade da federação com maior quantidade de autorizações para o uso medicinal da planta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Pesquisa com Cannabis
1 de 1 Pesquisa com Cannabis - Foto: Getty Images

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRCANN), o Distrito Federal é, proporcionalmente, a unidade federativa com mais pacientes autorizados a utilizar cannabis medicinal.

A cada 100 mil habitantes, 121,4 dos moradores da capital federal têm a autorização para uso do medicamento. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro, com 69,9/100 mil habitantes, seguido de São Paulo (62,4/100 mil habitantes) e Goiás (45,3/100 mil habitantes).

Os estados do Norte e Nordeste são os que possuem menos pacientes utilizando a cannabis medicinal. A menor proporção por 100 mil habitantes é em Alagoas (5,1), seguido pelo Maranhão (7,3) e Ceará (7,4).

A BRCANN acredita que a baixa procura pelos medicamentos nas regiões Norte e Nordeste se dá, em grande parte, pela falta de informação acerca dos benefícios da cannabis medicinal.

“São territórios onde a informação sobre o potencial terapêutico dos canabinoides ainda é pouco difundido entre médicos. Isso revela o quanto o setor tem potencial para crescer regionalmente, também”, diz o diretor-executivo da BRCANN, Tarso Araujo.

Em números absolutos, o DF é o quinto com mais autorizações de importação, com 3.756 pedidos aceitos em 2021. O primeiro lugar fica com São Paulo (29.127) seguido do Rio de Janeiro (12.101).

Aprovados pela Anvisa

Desde 2015, a Anvisa já autorizou a comercialização nas farmácias de 15 produtos à base de cannabis — porém, a maioria dos medicamentos só deve começar a ser vendido no segundo semestre de 2022 ou primeiro de 2023.

Para a BRCANN, a venda nas farmácias é o caminho natural para o setor, abrindo um leque de opções para o paciente, que poderá comprar o remédio no varejo. A facilidade na compra também deve aumentar a confiança do médico para receitar os medicamentos, segundo a associação, que espera um impulso nas prescrições nos próximos meses.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?