DF: só 12% das crianças menores de 5 anos foram vacinadas contra pólio
Ministério da Saúde pede que pais compareçam aos postos de saúde. Campanha Nacional de Vacinação vai até 9 de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
Apenas 12% das crianças do Distrito Federal menores de cinco anos de idade foram vacinadas na atual Campanha Nacional de Vacinação, que se iniciou em 8 de agosto. Ainda falta imunizar 140 mil crianças na capital federal (88%), de acordo com os dados do Ministério da Saúde.
A campanha vai até 9 de setembro e o baixo nível de imunização atual preocupa as autoridades de saúde. A meta é alcançar cobertura superior a 95% na faixa etária.
A poliomielite – também conhecida como pólio ou paralisia infantil – é uma das doenças mais perigosas do mundo e pode causar sequelas graves ao paciente, como paralisia dos membros inferiores.
A vacinação é a principal ferramenta de prevenção. No entanto, os indicadores de imunização infantil no Brasil estão em queda desde 2015. No ano passado, a campanha ficou longe de bater a meta estipulada pelo governo, com cobertura de apenas 67,1% do público-alvo, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz.
Campanha nacional
A Campanha Nacional de Vacinação também tem como objetivo melhorar a cobertura vacinal da população até 15 anos de idade.
Os postos de imunização estão oferecendo gratuitamente as vacinas de: hepatite A e B; penta (DTP/Hib/Hep B); pneumocócica 10 valente; vacina inativada poliomielite (VIP); vacina rotavírus humano (VRH); meningocócica C (conjugada); vacina oral poliomielite (VOP); febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), tríplice bacteriana (DTP), varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.