DF: catarata e glaucoma são principais causas de cegueira, diz estudo
Oftalmologista ressalta importância do acesso a cuidados oftalmológicos adequados para minimizar o risco de cegueira e deficiência visual
atualizado
Compartilhar notícia
A catarata e o glaucoma são as principais causas para a baixa visão – também chamada de visão subnormal – e cegueira nos dois olhos na população do Distrito Federal, segundo um estudo publicado no site Arquivos Brasileiros de Oftalmologia.
Os pesquisadores revisaram 3.002 prontuários de pacientes com as duas condições registrados entre 2016 a 2018. Desses, 258 casos de cegueira e deficiência visual foram elegíveis para o estudo, 39,1% dos pacientes eram homens e 60,9% mulheres.
Para ser incluído no levantamento, a acuidade visual com correção (AVCC) dos voluntários deveria ser pior que 20/60 no melhor olho na primeira consulta. Os números significam que o indivíduo enxerga a 20 pés de distância, quando a população em geral vê a 60 pés de distância.
Os pacientes foram divididos em dois grupos. O primeiro, com 86 pessoas com a mesma acuidade visual melhor corrigida (BCVA, na sigla em inglês) em ambos os olhos e, o segundo, com 172 pacientes que tinham BCVAs diferentes.
Catarata, glaucoma e opacificação da cápsula posterior foram apontadas como as causas primárias mais frequentes do problema no último grupo, com recorrência de 65,7%, 6,4% e 5,8%, respectivamente.
Ricardo Yuji Abe, médico especialista em glaucoma do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) e um dos coordenadores da pesquisa, destacou que, dos 97 pacientes submetidos a tratamento ocular, 88,7% tiveram melhora da visão, 7,2% não melhoraram a acuidade visual com correção após o procedimento e o restante teve a piora da BCVA. “Todos eles apresentavam glaucoma como sua etiologia primária de cegueira e visão subnormal”, afirmou.
Segundo o oftalmologista, o estudo é importante, uma vez que há poucos dados sobre a frequência de cegueira e baixa visão na região Centro-Oeste do Brasil. As informações encontradas são condizentes com descobertas feitas em pesquisas com populações globais.
O médico ressalta que, “apesar de ser a causa mais prevalente de deficiência visual, a perda visual por catarata é reversível. Já a alta frequência de deficiência visual irreversível e cegueira em pacientes com glaucoma é uma grande preocupação. A população brasileira está crescendo em número e envelhecendo; assim, o risco de cegueira e deficiência visual pode aumentar ainda mais. Nossos achados destacam a importância do acesso a cuidados oftalmológicos adequados para minimizar o risco de cegueira e deficiência visual”, garante.