metropoles.com

Detectado primeiro caso de transmissão sexual de dengue

Caso ocorreu entre dois homens em Madri e foi confirmado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Internet/Reprodução
mosquito-da-dengue021-840×564
1 de 1 mosquito-da-dengue021-840×564 - Foto: Internet/Reprodução

O primeiro caso de transmissão de dengue por via sexual entre dois homens foi confirmado por autoridades espanholas na última sexta-feira (08/11/2019). A doença foi detectada em um adulto jovem cujo parceiro havia viajado a uma zona endêmica. O homem, contudo, não havia estado no país em que ocorreu a transmissão do companheiro. O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças confirmou as informações do governo espanhol.

Até então, considerava-se que a única forma de transmissão da doença se dava pela picada do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, o caso espanhol é o primeiro de transmissão sexual do vírus da dengue entre dois homens. Na Coreia do Sul, um outro caso provável de transmissão sexual entre uma mulher e um homem foi tema de um artigo científico, mas não chegou a ser confirmado.

O paciente de 41 anos contraiu o vírus após ter relações sexuais com seu companheiro, que havia sido infectado em Cuba. A contaminação do homem foi confirmada no final de setembro e intrigou os médicos, uma vez que o paciente não havia estado no país ou em nenhum outro local em que a dengue é endêmica. Também não foram encontrados mosquitos no local em que o paciente vive, na Espanha.

Após apresentar os mesmos sintomas que o companheiro infectado, os médicos do Hospital Ramón y Cajal realizaram testes nos espermatozóides dos dois. O exame mostrou que ambos estavam com o mesmo tipo de vírus que circula em Cuba, ainda que apenas um deles tenha estado no país.

De acordo com a equipe médica que atendeu o caso, a descoberta é importante uma vez que revela um novo mecanismo de transmissão do vírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a transmissão sexual do zika já foi registrada em diversos países, como Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Nova Zelândia, Peru e Portugal. O órgão explica que o vírus zika já foi detectado em sêmen, sangue, urina, líquido amniótico e saliva, bem como em fluidos corporais encontrados no cérebro e na medula espinhal.

Para prevenir a contaminação de doenças e infecções sexualmente transmissíveis, a orientação do Ministério da Saúde é a utilização de preservativos masculinos ou femininos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal), em especial para gestantes e seus parceiros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?