metropoles.com

Água demais? Entenda desmaio e convulsão sofridos por Brooke Shields

Estrela de Lagoa Azul, atriz americana diz que seu corpo ficou com falta de sódio por ter exagerado na água. Por isso, ela foi internada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Taylor Hill/Getty Images
Foto colorida de Brooke Shields em evento, usando óculos escuros e terninho cinza-escuro. A atriz está em frente a painel rosa - Metrópoles - Atriz tomou água demais
1 de 1 Foto colorida de Brooke Shields em evento, usando óculos escuros e terninho cinza-escuro. A atriz está em frente a painel rosa - Metrópoles - Atriz tomou água demais - Foto: Taylor Hill/Getty Images

A atriz Brooke Shields, de 58 anos, revelou que foi internada na UTI após desmaiar e convulsionar na porta de um restaurante em Nova York, nos Estados Unidos, em setembro deste ano.

Conhecida por seu papel no clássico Lagoa Azul, a atriz contou, em entrevista ao Daily Mail, que bebeu água demais e teve uma baixa na concentração de sódio do corpo. No momento do desmaio, ela acabou batendo com a cabeça na parede e teve uma convulsão.

“Tudo começou a ficar preto, minhas mãos cairam para o outro lado do corpo. A próxima coisa que me lembro é de estar sendo colocada em uma ambulância, ligada ao oxigênio. E o Bradley Cooper estava sentado ao meu lado, segurando minha mão”, lembrou a atriz.

Água demais faz mal?

Brooke sofreu uma hiponatremia, uma intoxicação por excesso de água que leva as células a não conseguirem funcionar normalmente por falta de sódio. Sem o nutriente, as células incham e isso ocorre também no cérebro, o que gera pressão e leva aos desmaios e convulsões. Sem atendimento médico, o quadro pode ser fatal.

Embora a atriz não tenha revelado quanta água bebeu, a recomendação é que não se consuma mais do que 1,4 litro de água por hora para não sobrecarregar os rins.

Brooke Shields foi socorrida por Bradley Cooper após convulsionar por excesso de água

Hiponatremia: tratamento e incidência

É raro que a condição se manifeste de forma tão grave. No geral, o quadro acontece em idosos, mas com sintomas mais leves. “Esse tipo de convulsão é muito raro e nunca vi acontecer”, afirma o médico Stuart Fischer, em entrevista ao tablóide britânico.

Em geral, o tratamento é feito com suplementação de sódio e uso de diuréticos até que o corpo volte ao seu equilíbrio químico.

Apenas ingerir sal não é o suficiente para resolver o problema — o tratamento é de médio prazo, e dura até que os níveis ideais de sódio nas celulas sejam reestabelecidos.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?