Ora-pro-nóbis desidratada: aprenda como secar as folhas e conservá-las
Farmacêutica e nutricionista especializada em fitoterapia recomenda a desidratar as folhas para incluí-las em diversos preparos
atualizado
Compartilhar notícia
A ora-pro-nóbis é uma planta nutritiva e proteica. Com suas olhas verde-escuras, ela é uma das plantas alimentícias não convencionais (Panc) mais populares do cardápio brasileiro, junto com a taioba, a serralha e a mostarda.
O consumo da ora-pro-nóbis tem ganho mais adeptos nos últimos meses, mas manter as folhas frescas pode ser um desafio para quem não tem a planta em casa. Pensando nisso, a farmacêutica especializada em fitoterapia Angela Xavier, de Goiânia, recomenda secar as folhas para aproveitá-las em diversas receitas.
“Ao desidratar as folhas, não ocorre perda de nutrientes. Os benefícios da planta seguem praticamente os mesmos e ela pode ser usada em mais preparos, como base para molhos, acompanhando massas, arroz ou até sendo mesclada a outros temperos”, indica a especialista.
Como secar folhas de ora-pro-nóbis?
O processo de secagem das folhas pode seguir dois processos, um natural e outro acelerado com o forno. Em ambos, é preciso separar as folhas de seu maço, lavá-las e deixar secar em uma forma forrada com um guardanapos ou papel toalha.
Naturalmente, estando em um lugar escuro e fresco, como um armário, elas secam em cerca de três dias. É possível acelerar o processo de secagem: pré-aqueça o forno em temperatura média, desligue e coloque a forma com as folhas, que secam em cerca de meia hora. Se necessário, repita o processo.
Depois de desidratadas, as folhas podem ser passadas no processador ou liquidificador, se tornando uma farinha que pode ser conservada em potes de vidro por até três meses. Ela pode ser incluída em saladas, mingaus, sopas, pães, sucos e chás.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!