metropoles.com

Descubra o que acontece com seu corpo em 48 horas sem cigarro

No dia mundial sem tabaco, especialistas afirmam que, mesmo com pouco tempo, é possível perceber mudanças no corpo de quem para de fumar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nguyen Linh/Unsplash
pessoa fumando
1 de 1 pessoa fumando - Foto: Nguyen Linh/Unsplash

Não importa se você fuma cigarro, narguilé, charuto, cigarro eletrônico ou cachimbo: todos os produtos são feitos com tabaco e, por isso, levam nicotina para dentro do corpo. A substância, responsável pela dependência, dá a sensação de prazer ao fumar. Assim que ela é eliminada, cerca de duas horas após a inalação, os neurônios percebem a ausência e dão início a uma série de sintomas de ansiedade e irritabilidade enquanto o corpo não recebe uma nova carga.

O fumante tem risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e derrame, além de grande probabilidade de ter câncer, principalmente o de pulmão: 90% dos pacientes com a neoplasia fumam. “Parar de fumar não reverte os danos já causados pelo cigarro, mas diminui os riscos de outras doenças. Algumas lesões são definitivas e parar de fumar não é o suficiente para fazê-las desaparecer”, diz o pneumologista Sergio Pontes, da Aliança Instituto de Oncologia.

Segundo ele, nos 20 primeiros minutos após o primeiro cigarro é possível perceber uma regularização da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos. “A nicotina causa uma vasoconstrição e influencia todo o mecanismo circulatório”, explica o médico.

Duas horas depois, a nicotina desaparece do corpo e o fumante sente vontade de repetir a dose. “Ele sente os sintomas da abstinência: desconforto, irritabilidade, ansiedade, aumento da fome, agitação e pode até provocar insônia”, afirma. Esses sinais tendem a desaparecer de 30 a 90 dias após o último cigarro — o prazo depende de cada pessoa. Pacientes com algum transtorno psiquiátrico, por exemplo, tendem a demorar mais.

Se o fumante resiste à falta da nicotina, 48 horas depois percebe diferenças significativas no olfato e no paladar e volta a sentir cheiros e gostos. Três semanas depois, demonstra melhor condicionamento respiratório e consegue fazer algumas coisas que não conseguia quando fumava. “Depois de 10 a 20 anos, a capacidade pulmonar volta a ser praticamente igual à de um paciente que nunca fumou”, incentiva Pontes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?