Desafio! Veja 6 principais benefícios de cortar o açúcar da dieta
Nutricionista elenca os principais ganhos para as pessoas que se dispõem a cortar ou limitar o consumo de açúcar
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de bastante incorporado à alimentação, o açúcar faz mal e seu consumo excessivo está relacionado a diversas doenças. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dieta média contém 50% mais açúcar do que o recomendado.
No início do ano, quando a motivação está em alta, é comum as pessoas encarem desafios de mudança de hábitos e, se livrar do açúcar ou, pelo menos, reduzir o seu consumo para as ocasiões especiais costuma ser um deles.
“Evitar o açúcar resulta em ganhos imediatos para a saúde. Já no primeiro mês, é possível obter benefícios”, afirma a nutricionista Iara Calazans, da clínica Tivolly, de Brasília.
O desafio, entretanto, exige a superação de algumas dificuldades. Os doces costumam estar associados a recompensas e, dentro de uma rotina corrida e cansativa, são usados como alívio imediato. A glicose também é uma fonte de energia rápida para o corpo.
O conselho de Iara é incrementar o consumo de frutas ou de açúcares naturais, como o mel e o melado, para ir se livrando do “vício” aos poucos. Além disso, a profissional de saúde elencou 6 ganhos obtidos ainda no primeiro mês para convencer você a se livrar do açúcar:
1. Diminuir o risco de doenças inflamatórias
O açúcar é um alimento inflamatório e está associado a doenças cardiovasculares, dislipidemia, artrite e até câncer. “Reduzir o açúcar melhora a produção de hormônios que combatem as inflamações”, explica Iara Calazans.
O consumo exagerado eleva os índices de açúcar no sangue, e consequentemente, exige que o corpo produza mais insulina. A longo prazo e, combinado a outros fatores, esse processo pode levar à diabetes.
2. Sentir mais disposição e energia
O açúcar é importante para fornecer energia para corpo. Consumir frutas antes de um exercício físico, por exemplo, é válido e recomendado. Porém, o açúcar refinado dos biscoitos e guloseimas, por ser absorvido muito rapidamente pelo organismo, pode causar fadiga.
3. Melhorar a saúde intestinal
O açúcar alimenta as bactérias ruins do intestino. Isso desequilibra a microbiota intestinal e, por sua vez, pode levar a problemas digestivos sérios. A suspensão do consumo de açúcar ajuda na regulação intestinal.
4. Conservar a saúde bucal
A cárie é um dano nos dentes provocado por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca. “Quanto menos açúcar, menor a possibilidade de formação de cárie”, aponta a nutricionista.
5. Manter o humor mais estável
Reduzir o consumo de açúcar melhora a saúde mental. “Nosso corpo produz uma substância chamada dopamina, que é a maior moeda de recompensa do organismo. O açúcar mantém o neurotransmissor ativo o tempo todo e, na falta dele, aparece um sentimento de desânimo e mau humor”, explica Iara.
As pessoas que não consomem o alimento obtém a dopamina de outras formas e, portanto, não ficam dependentes do alimento.
6. Melhorar a aparência da pele
A nutricionista afirma que o açúcar tem uma ação oxidante no organismo chamada de glicação, que intensifica o envelhecimento celular.
A glicação ocorre quando as moléculas de açúcar e carboidrato unem-se a uma proteína, fazendo com que ela não consiga mais desempenhar seu papel esperado no organismo. A glicação diminui a capacidade de elasticidade do colágneo, aumentando as rugas e a flacidez da pele.
O açúcar também aumenta a oleosidade da pele, o aparecimento de espinhas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.