metropoles.com

Depois dos EUA, União Europeia estuda abrir mão das patentes de vacina

Representante do bloco diz estar “aberto a discutir” a quebra da propriedade intelectual para melhorar acesso a imunizantes contra Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CDC/Unsplash
Pessoa com luva azul manuseando tubos de ensaio
1 de 1 Pessoa com luva azul manuseando tubos de ensaio - Foto: CDC/Unsplash

Depois que os Estados Unidos anunciaram ser a favor da quebra de patentes das vacinas contra a Covid-19, a Comissão Europeia (que é o poder Executivo da União Europeia) disse estar “aberta a discutir” a ideia para melhorar a distribuição e produção dos imunizantes.

O anúncio foi feito nesta quinta (6/5). Para que o direito à propriedade intelectual seja quebrado temporariamente, é preciso que os países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) entrem em consenso. A proposta foi apresentada pela África do Sul e Índia, mas vinha encontrando resistência entre os países mais ricos e que são sede das maiores farmacêuticas do mundo.

Reino Unido e Suíça ainda são contra a medida. O Brasil é o único país em desenvolvimento a se opor à proposta — porém, o chanceler Carlos França aconselhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a adotar uma postura flexível.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que o grupo deve discutir a questão, mas é preciso fazer mudanças a curto prazo. “Os países produtores de vacinas e insumos devem permitir a exportação e evitar medidas que interrompam as cadeias de abastecimento”, declarou.

A União Europeia acredita que o principal entrave na ampliação de vacinas não é a propriedade intelectual, e sim a capacidade de produção. Os Estados Unidos ainda devem apresentar uma proposta sobre como se estabeleceria a quebra de patentes, mas a expectativa é que a discussão ainda demore meses.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?