Dentes sensíveis? Saiba quando este é um sinal de alerta
Diversos fatores podem tornar os dentes sensíveis, mas é importante estar atento para identificar uma possível doença bucal
atualizado
Compartilhar notícia
Quem nunca tomou um sorvete e sentiu dor por conta de dentes sensíveis? A hipersensibilidade dentária pode surgir também ao consumir alimentos quentes ou ácidos e, muitas vezes, representa mais do que um incômodo momentâneo. Isso porque este pode ser um sinal de alerta para problemas da saúde bucal.
Segundo o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Ezequiel Ortiz Rosa, a hipersensibilidade dentária pode ser relacionada a um conjunto de fatores. “Dentre eles, a exposição das raízes dentárias devido à retração da gengiva, cáries, fraturas de dentes e restaurações mal adaptadas ou desgastadas”, afirma o especialista.
Rosa orienta que a hipersensibilidade dentária pode indicar problemas mais graves quando interfere significativamente na ingestão de alimentos e bebidas devido à sua temperatura, quando a escovação causa dor intensa e quando os sintomas excessivos afetam a qualidade de vida do paciente.
Qual tratamento para dentes sensíveis?
O tratamento eficaz da hipersensibilidade dentária começa com a identificação e eliminação da causa raiz. Isso pode envolver a necessidade de refazer restaurações, remover raízes expostas devido à retração gengival e usar pastas de dentes e enxaguantes bucais específicos para o tratamento da hipersensibilidade.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.