metropoles.com

Demência infantil: aos 4 anos, menina está perdendo memória

A britânica Violet Jones foi diagnosticada com doença de Batten, na qual se perdem as habilidades de falar, andar, engolir e ouvir

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
Screenshot_163104
1 de 1 Screenshot_163104 - Foto: Arquivo Pessoal

A palavra demência normalmente é associada a indivíduos idosos — Alzheimer e Parkinson são algumas das doenças típicas da velhice que vão privando os portadores das memórias, da capacidade de andar, falar, engolir e acabam, eventualmente, levando à morte. Porém, há uma variação da demência que atinge crianças. A doença de Batten atinge uma a cada 100 mil crianças e leva à morte no começo da adolescência.

É o caso da britânica Violet Jones, 4 anos. Depois de sofrer duas convulsões, ser diagnosticada erroneamente com epilepsia, e começar a perder a força nas pernas, a família da criança recebeu a notícia de que ela possui a doença de Batten. Segundo os médicos, o mais provável é que Violet viva apenas até os 12 anos.

Desde abril de 2019, quando aconteceram os primeiros sintomas, até agora, a menina já começou a esquecer algumas coisas que acabou de aprender. Ela não se lembra como brincar, segurar uma caneta ou usar o vaso sanitário. Violet reconhece a família, mas os especialistas alertam que, nos próximos anos, ela deve deixar de falar, enxergar, ouvir, engolir e até respirar, se tornando completamente dependente de máquinas para sobreviver.

“Não é nem uma morte rápida, é algo muito devagar. É a pior forma de tortura, é muito difícil até acompanhar. Nosso mundo desmoronou. Não parece real”, diz Michelle Jones, a mãe da menina, ao Daily Mail. “Violet não é mais a mesma criança que era há um ano. Ela ainda é feliz, mas não corre e brinca com os colegas mais, só fica observando.”

Para tentar segurar o desenvolvimento da doença, Violet vai começar um tratamento de troca de enzimas e deve passar por uma cirurgia no cérebro para implantar um dreno e facilitar a administração do medicamento. A doença de Batten não tem cura, e o tratamento visa estender a expectativa de vida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?