Decoração de Natal pode esconder riscos à saúde. Saiba como evitar
A decoração de Natal esquecida ao longo do ano pode estar tomada de ácaros, pequenos aracnídeos que provocam alergias em humanos
atualizado
Compartilhar notícia
Dezembro chegou e as cidades começaram a se iluminar para esperar o Natal. É tempo de tirar os enfeites do armário para decorar a casa com a temática natalina. Mas é preciso cuidado, pois árvores, guirlandas e demais badulaques podem esconder perigos à saúde.
Tudo o que é guardado em ambientes abafados, sem sol ou ventilação, tende a acumular organismos que acabam se proliferando, como mofo e ácaros.
Ao ter contato com os objetos guardados, as pessoas podem começar a espirrar, lacrimejar e tossir – sinais claros de alergias. Algumas sentem uma coceira na garganta ou até mesmo desenvolvem uma crise de asma.
“O contato com ácaros e mofo pode ser um gatilho para rinite alérgica ou outros tipos de alergias. Tudo isso pode evoluir para quadros mais sérios, caso a imunidade esteja comprometida”, explica o otorrinolaringologista José Stênio Ponte, da clínica OtorrinoDF e membro associado da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia Clínica (SBOC).
De acordo com o médico, quando o ácaro entra pelo nariz, ele desencadeia uma reação inflamatória, levando à sensibilização de toda a via aérea unificada (nariz, traqueia e pulmão). “Ou seja, uma rinite pode virar uma bronquite, uma crise de asma ou evoluir para uma pneumonia em pacientes imunodeficientes”, afirma.
Dependendo de como foram guardados, os adornos natalinos podem conter mofo, que são formações compostas por vários tipos de fungos. O mofo pode provocar alergias e asma e, nos casos mais graves, a pessoa pode apresentar como sinusites fúngicas ou pneumonia fúngica.
Sinais de alergia ao montar decoração de Natal
Os pais devem ficar atentos quando as crianças começam a se coçar, apresentam vermelhidão da pele, espirram, coçam o nariz e a garganta.
Como evitar alergias?
Para evitar o contato próximo com ácaros, as pessoas devem:
- Abrir as caixas em ambientes arejados e abertos;
- Deixar os objetos ao ar livre por um tempo antes de montar a decoração;
- Evitar passar as mãos nos olhos, boca e nariz enquanto manipula a decoração;
- Limpar os adornos com um pano úmido;
- Pessoas conhecidamente alérgicas podem contar com a ajuda de terceiros para limpar a decoração;
- Quando não for possível, elas podem tomar um antialérgico antes de começar a decoração.
“Todas essas dicas são de importância nesse momento do ano em que a gente vai ter contato com árvore de Natal, com enfeites, e isso tudo pode ajudar”, considera o otorrinolaringologista.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!