De ônibus a parque: Saúde publicará orientações para saída da quarentena
Portaria trará indicações à população sobre comportamentos considerados seguros para fase pós-isolamento social
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco afirmou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (18/06), que a pasta publicará uma portaria com orientações não-farmacológicas (distanciamento social, higiene das mãos e máscaras) gerais para várias atividades.
A portaria deve sair ainda hoje ou na manhã desta sexta (19/06). “A ideia é orientar qualquer atividade, até convivência em condomínios, uso de espaço público, transporte coletivo e orientações para motoristas de carros de passeio. São sugestões gerais para prevenção, controle e mitigação da transmissão para promoção da saúde física e mental e contribuir para a retomada do convívio social seguro”, diz o secretário-executivo.
Entram nas recomendações medidas de higiene e etiqueta respiratória, medidas de ventilação por setor de atividade, uso de máscara, distanciamento social e isolamento de casos suspeitos e confirmados para permitir a retomada gradual das atividades e o convívio social seguro.
Segundo Élcio, a saúde mental da população, que está preocupada com as incertezas da pandemia, com óbitos de pessoas próximas, o desemprego e o confinamento, é uma preocupação.
“A portaria não é normativa, é uma publicação de orientação. O documento foi produzido por técnicos do ministério e trabalhado com Conass e Conasems. Ressaltamos que a retomada deve acontecer de forma segura, gradativa, planejada, regionalizada, monitorada e dinâmica, considerando as especificidades de cada setor e território”, completa o secretário.