metropoles.com

De inchaço a sangramentos: saiba sintomas de cânceres ginecológicos

Especialista explica sinais que devem ser investigados para identificar os tipos de câncer que acometem o sistema reprodutor feminino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Ida ao ginecologista
1 de 1 Ida ao ginecologista - Foto: iStock

Cerca de 30 mil mulheres são diagnosticadas com tumores ginecológicos por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os tipos mais comuns são câncer no útero, no ovário e no endométrio.

Os tumores ginecológicos costumam ser mais frequentes em mulheres com mais de 50 anos e, na maioria dos casos, são silenciosos ou os sintomas não geram alerta, fazendo com que as pacientes só descubram a doença em estágios avançados.

Viviane Rezende de Oliveira, cirurgiã oncológica e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica na regional Distrito Federal, detalha quais são os principais cânceres ginecológicos e seus sintomas.

1. Câncer de colo de útero

O câncer de colo uterino é o terceiro mais comum nas mulheres, atrás apenas de câncer de mama e colorretal. O Inca estima que cerca de 16 mil casos novos de câncer de colo de útero sejam diagnosticados em 2022.

Os principais sinais da doença são sangramentos fora do período menstrual, após as relações sexuais ou durante a menopausa. A mulher também pode apresentar dores lombares e/ou emagrecimento repentino.

A menstruação de mulheres com a condição pode ser afetada, resultando em ciclos irregulares e sangramento mais intenso e duradouro. As mulheres acometidas também pode apresentar dificuldades para engravidar.

“Em 99% dos casos, a doença é causada por meio do contato com o vírus do HPV em uma relação sexual desprotegida. O tumor leva de 5 a 15 anos para se desenvolver após o contato com o vírus, e a infecção aparece primeiramente como lesões”, aponta a médica.

A especialista ressalta que a doença é evitável. A adesão ao exame de papanicolau e a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) previnem contra o desenvolvimento da neoplasia e estão disponíveis na rede pública.

2. Câncer de endométrio

O câncer de endométrio é mais frequente em pacientes na menopausa. O principal sinal é o sangramento vaginal. A médica explica que, em exames de rotina, o espessamento do endométrio deve ser monitorado, porque essa mudança pode ser uma precursora de tumores.

O câncer de endométrio tem sintomas similares ao de colo de útero: sangramentos fora do período menstrual, após as relações sexuais ou durante a menopausa, dores lombares e/ou emagrecimento repentino. Além desses, a paciente também pode sentir desconforto e dores na região pélvica.

3. Câncer de ovário

A médica explica que o tumor do câncer de ovário cresce rápido e causa inchaços na região inferior do abdômen. “Esse é um tipo de tumor silencioso, que demora para ter sintomas” alerta a presidente da SBCO do DF.

Além do inchaço, os sintomas mais comuns de câncer no ovário incluem sensação rápida de saciedade após comer e perda de peso não intencional, quando o caso já está avançado.

4. Câncer de corpo de útero

O câncer de corpo, conhecido também como sarcomas uterinos, é responsável por cerca de 6,5 mil novos diagnósticos no Brasil a cada ano e pela morte de ao menos 1,8 mil mulheres, segundo o Inca. Ainda não existe um método eficaz para o rastreamento e os sintomas são semelhantes aos de câncer de colo de útero.

“É um tumor que cresce rápido e muitas vezes é confundido com miomas, mas, felizmente, é bastante raro”, diz Viviane Rezende.

5. Câncer da vulva

“Coceiras persistentes na vulva, conhecidas como líquen, inchaços, engrossamento da pele ou caroço nos lábios são sintomas do câncer de vulva”, aponta a médica.

O câncer da vulva acomete as regiões externas do aparelho reprodutor feminino e os principais fatores de risco são a exposição ao vírus do papiloma humano (HPV) e o tabagismo.

O diagnóstico tende a ser tardio porque a paciente, geralmente de mais idade, não acha que é um tumor ou não se preocupa com as secreções.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?