David Miranda: entenda quadro de saúde que levou deputado à morte
David Miranda faleceu nesta terça-feira (9/5) após passar nove meses internado no Rio de Janeiro em razão de uma infecção gastrointestinal
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-deputado federal David Miranda morreu na manhã desta terça-feira (9/5), aos 37 anos. Ele estava internado desde agosto de 2022 no Rio de Janeiro, após sofrer uma infecção gastrointestinal. O quadro se agravou nos últimos meses. Enquanto estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI), David teve uma pancreatite que progrediu para uma septicemia.
“É com a mais profunda tristeza que comunico a morte do meu marido, David Miranda. Ele iria fazer 38 amanhã. Sua morte, no início desta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em paz, cercado por nossos filhos, pela família e por amigos”, escreveu o jornalista e marido de David, Glenn Greenwald, no Twitter.
Infecção gastrointestinal
A infecção gastrointestinal é comumente relacionada ao consumo de água e alimentos contaminados e ao contato com pessoas e objetos infectados por microrganismos como vírus, bactérias, parasitas e fungos.
Os sintomas incluem dor no abdômen, fezes de coloração diferente, distensão abdominal, flatulência, perda de apetite, boca seca, dor de cabeça, calafrios, fadiga e redução da quantidade de urina.
As crianças, as pessoas que utilizam medicamentos que diminuem a acidez do estômago e os pacientes imunossuprimidos correm maior risco de complicações em quadro de infecções intestinais.
Pancreatite
Durante a internação, David apresentou uma pancreatite (inflamação no pâncreas). A condição leva o paciente a apresentar abdominal intensa, náuseas, vômitos, diarreia, suor excessivo e rápida perda de pelo.
Os pacientes com pancreatite precisam seguir uma dieta limitada, com alimentos que não irritem o pâncreas, e ter a hidratação reforçada. “É um quadro muito grave em que o paciente precisa ser bem hidratado. Quando ela evolui com infecção e necrose tecidual, o tratamento é feito com antibióticos e, às vezes, até com cirurgia”, explica o gastroenterologista Reginaldo Porto, de Brasília.
Septicemia
A septicemia, também conhecida como sepse ou infecção generalizada, é a inflamação exagerada do corpo em resposta a uma infecção provocada por bactérias, fungos ou vírus, que leva a alterações no funcionamento de vários órgãos.
Os sinais e sintomas da sepse variam de acordo com a causa e gravidade da infecção, além do estado do paciente. Em geral, eles incluem febre acima de 38°C, respiração acelerada, diminuição da pressão arterial, desmaios, confusão mental e diminuição da quantidade de urina.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.