metropoles.com

Dá ânimo para malhar! Veja vários usos para o óleo de coco

Propriedades do alimento fazem com que ele seja um excelente pré-treino e também uma opção para a dieta low carb

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Óleo de coco alimentação bem-estar nutrição
1 de 1 Óleo de coco alimentação bem-estar nutrição - Foto: iStock

Engana-se quem acredita que o óleo de coco é um ingrediente que oferece benefícios apenas para a estética. Além de proporcionar mais brilho e vitalidade aos cabelos, ele é excelente para ser consumido antes da prática de atividades físicas, contribui para o emagrecimento e para o aumento do colesterol bom.

O produto, que se tornou popular na última década, também pode ser incluído à rotina de pessoas que seguem uma dieta mais rígida, sem o consumo de carboidratos.

“Devido ao seu alto teor de gorduras conhecida como ácidos graxos de cadeia média, o óleo extraído do fruto do coqueiro, se consumido com moderação, pode ajudar no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista Tatiana Amalfi. “Além disso os estudos mostram que o alimento é rico em ácido láurico que contribui para elevar o nível de HDL, o chamado colesterol bom”, acrescenta a profissional.

Veja opções de uso do óleo de coco:

Pré-treino

Rico em gorduras boas, o óleo de coco atua como um poderoso pré-treino, conferindo mais disposição aos praticantes de atividades físicas. Um exemplo de como o ingrediente pode ser utilizado na dieta é o famoso “cafezinho com óleo de coco”.

A nutricionista explica que a junção da cafeína com o óleo de coco promove mais disposição. “Ele atua rapidamente como fonte de energia. Para quem treina em jejum, por exemplo, pode ser uma ótima opção”, sugere Tatiana.

Low Carb

Por não ter carboidratos e ser rico em gorduras, o óleo de coco se torna uma boa opção para os seguidores da dieta low carb. O protocolo alimentar preconiza a ingestão mínima de carboidratos por refeição, elevando o número de calorias boas no organismo.

“O óleo de coco é um ótimo ingrediente para ser integrado à dieta low carb, já que não possui carboidratos e é rico em gorduras. Com isso, ele ajuda a manter a saciedade e a diminuir a vontade de petiscar entre as refeições”, explica a nutricionista.

Evita prisão de ventre

O óleo de coco também ajuda no bom funcionamento do intestino e na formação do bolo fecal, auxiliando na evacuação de pessoas que têm o intestino preso.

Cabelos mais saudáveis

Uma rotina com secador, chapinha, babyliss e tintura pode danificar – e muito – o cabelo, tirando sua vitalidade. O consumo regular do óleo de coco atua de dentro para fora, recuperando a maciez e o brilho dos fios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?