metropoles.com

Cupuaçu engorda? Veja como aproveitar os benefícios da fruta

A fruta amazônica também ganhou popularidade nas demais regiões do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Getty Images
Imagem de cupuaçu aberto, em cima de uma mesa - Metrópoles
1 de 1 Imagem de cupuaçu aberto, em cima de uma mesa - Metrópoles - Foto: Reprodução/Getty Images

O cupuaçu é uma palavra de origem na língua tupi (kupu = que parece com o cacau + uasu = grande). A fruta é super versátil, e a sua polpa serve para a produção de sucos, doces, geleias, iogurtes e balas, enquanto as suas sementes são usadas para fabricar chocolate branco. O consumo do alimento desperta dúvida principalmente para quem não vive na região Norte, como por exemplo: o cupuaçu é ácido?

“Sim. Sua polpa tem em média pH menor que 4, sendo classificado como muito ácido. As análises das polpas do fruto revelam uma concentração de acidez total titulável de 1,28 a 2,31% de ácido cítrico, extremamente rico em ácido ascórbico (100 g/18 mg) e antioxidantes”, explica a nutricionista da Science Play, Tereza Beatriz Oliveira.

O cupuaçu já faz parte do cardápio de muitas lanchonetes e quiosques pelo Brasil afora. Semelhante ao açaí, os acompanhamentos com leite ou chocolate o tornam uma bomba calórica.

“Quando tomado como suco, é extremamente menos calórico e natural. Como apresenta ácidos graxos essenciais, o cupuaçu ajuda na redução do colesterol LDL (lipoproteínas de baixa densidade) e na síntese da gordura, e isso contribui para o aumento da energia e queima da gordura. Ele torna-se calórico quando consumido como bala, doce e sobremesas”, pontua Tereza.

Confira qual é a quantidade recomendada por dia de cupuaçu e quem não pode comer a fruta no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?