Cuidados preventivos reduzem chances de desenvolver câncer de pele
Além de evitar exposição excessiva ao sol em horário de maior incidência, é preciso manter alimentação saudável e ter atenção a lesões
atualizado
Compartilhar notícia
O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil. Por isso, cuidados básicos devem ser reforçados para prevenir o aparecimento da doença. Entre os fatores de risco, estão exposição ao sol sem proteção, principalmente nos horários de maior radiação, entre as 9h e as 16h, histórico familiar da doença e hábitos não saudáveis, como sedentarismo e alimentação desequilibrada.
Segundo o dermatologista Wesley Ferreira, da Clínica Singular, em Brasília, há dois tipos de prevenção: a primária e a secundária. No caso da primária, a pessoa precisa se conscientizar sobre a importância do uso diário do filtro solar, com um fator adequado de proteção. Também é importante proteger a pele do rosto com bonés e chapéus. “Filtro solar não é um passaporte para tomar sol indiscriminadamente. Há ainda outras medidas de proteção”, alerta o médico.
A prevenção secundária seria uma alimentação rica em frutas com substâncias antioxidantes, como mirtilo, morango, ameixa, kiwi, uva e cereja. Outro cuidado importante é examinar a pele e verificar se não existem sinais de lesões, principalmente em áreas da face que são mais expostas, como o nariz e os lábios.
Os carcinomas são o tipo de lesão mais comum. Eles crescem gradualmente e apresentam risco. Já os melanomas são mais raros e agressivos e surgem como manchas pretas na pele. Em ambos os casos, o mais recomendado é procurar um dermatologista.