Crossfit para crianças e adolescentes: riscos, benefícios e como fazer
Especialista em Crossfit aponta as particularidades da modalidade e destaca a forma mais segura para a prática de crianças e adolescentes
atualizado
Compartilhar notícia
O Crossfit é uma modalidade esportiva que tem como propósito melhorar a capacidade cardiorrespiratória, o condicionamento físico e a resistência muscular. Porém, existe uma visão estereotipada de que a prática promove uma carga excessiva para crianças e adolescentes — mas será verdade?
“Crossfit é uma modalidade que engloba diversas capacidades motoras, como força, resistência e agilidade. Atualmente, as evidências científicas mostram que o treinamento de força não atrapalha o crescimento ósseo e nem maturacional de crianças e adolescentes”, explica a especialista em treinamento de força Enya Tiemi.
“Além disso, eles não possuem aporte hormonal que possa acarretar mudanças bruscas estruturais ou musculares. Portanto, não há contraindicações para a prática da modalidade”, diz Enya.
Por isso, é possível considerar a prática de Crossfit como um meio de promover a definição do corpo em crianças e adolescentes, desde que seja realizada com supervisão profissional adequada e levando em conta os cuidados necessários com a alimentação e o descanso.
Leia mais sobre o assunto no site SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.