metropoles.com

Crises de riso sem querer: entenda condição que Jade Picon revelou ter

A atriz contou ao humorista Fábio Porchat que não conseguia parar de rir enquanto era resgatada por um salva-vidas na praia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Instagram
Foto colorida de menina olhando para frente. Jade Picon-Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de menina olhando para frente. Jade Picon-Metrópoles - Foto: Reprodução/ Instagram

Em uma entrevista no programa Que História é Essa, Porchat?, a atriz e influenciadora digital Jade Picon revelou que sofre de crises de riso involuntárias em momentos de nervosismo. A intérprete de Chiara na novela Travessia, da Globo, revelou que quase se afogou e colocou fogo em casa enquanto ria.

Jade contou que estava na praia com a mãe quando as duas foram resgatadas por um salva-vidas. Embora a situação fosse apreensiva, ela não conseguia parar de rir. “Depois disso, sempre que estou em situação extrema, eu começo a rir. Já quase coloquei fogo na minha casa”, contou, ao apresentador Fábio Porchat.

“Eu tenho crise de riso quando eu fico nervosa. Mas, assim, eu começo a rir e não consigo parar de rir”, disse. O problema, segundo especialistas, pode ser considerado um transtorno, com necessidade de tratamento.

A labilidade emocional, também conhecida síndrome do afeto pseudobulbar ou transtorno da expressão emocional involuntária, é caracterizada pela mudança muito rápida de de humor ou quando o indivíduo apresenta emoções desproporcionais à situação vivida.

Assim como Jade, as pessoas podem apresentar riso ou choro incontrolável, e também podem ter raiva e extrema tristeza.

Possíveis causas

A labilidade emocional pode ser causada por alterações genéticas, experiências negativas na infância ou lesões cerebrais provocadas por traumatismo craniano.

Em alguns casos, o transtorno pode estar relacionado a problemas psicológicos que afetam o controle das emoções e reações, como o transtorno bipolar, síndrome de Borderline, ciclotimia, ou estar associado a sintomas de depressão, ansiedade ou distúrbios alimentares, como a compulsão alimentar e anorexia.

Sintomas

Os sintomas da labilidade emocional variam para cada pessoa e dependem da gravidade da condição. Eles podem incluir mudanças repentinas do humor; risada ou choro incontrolável em momentos inadequados; tristeza excessiva ou explosão de raiva sem motivo aparente; e apego ou desapego exagerado a outras pessoas.

Tratamento

Em alguns casos pode ser indicada a psicoterapia ou simples mudanças na rotina, como incluir a prática de atividades físicas e meditação no dia a dia. Alguns pacientes podem precisar ainda de intervenção com medicamentos antidepressivos, prescritos por um psiquiatra.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?