Corrida da criança até o banheiro pode sinalizar doenças. Entenda
Pais devem estar atentos para a urgência em urinar que algumas crianças apresentam. Comportamento pode indicar problemas de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Uma criança correndo para ir ao banheiro pode ser apenas a manifestação do hábito de segurar demais o xixi ou a sinalização de um problema de saúde mais grave. A urgência em urinar deve ser observada com cuidado pelos pelos pais do pequeno.
Segundo o urologista José Carlos Truzzi, coordenador do Setor de Urologia do Grupo Fleury, o desespero da criança para ir até o banheiro pode indicar disfunções miccionais, estreitamento do canal da urina ou uma bexiga hiperativa.
“Quando a criança corre para o banheiro, pode ser comportamental, por adiar a ida até o último momento, ou devido a uma bexiga hiperativa, que contrai fora de ordem, gerando uma vontade intensa e a necessidade de correr para evitar a perda de urina”, afirma Truzzi.
O urologista Carlo Passerotti, que atende em São Paulo, acrescenta que o hábito de segurar o xixi pode levar a consequências mais sérias, como infecções do trato urinário (ITU), sepse e comprometimento da função renal.
“Para diferenciar se a ida ao banheiro é comportamental ou patológica, o urologista precisa avaliar a criança e direcionar o tratamento adequado. Pode ser o caso de reeducar a bexiga ou necessitar do uso de medicamentos”, alerta Passerotti.
Disfunção miccional
Entre as possíveis causas para a criança correr até o banheiro, estão as incontinências urinárias. Elas são alterações no funcionamento da bexiga e do esfíncter urinário, afetando a capacidade de reter urina. Podem ser congênitas, presentes desde o nascimento, ou adquiridas ao longo da vida, causadas por inflamações, infecções, traumas ou cirurgias.
“Outro quadro que pode dificultar o hábito de urinar é o estreitamento do canal da urina, também chamado de estenose uretral. Trata-se de uma formação de tecido cicatricial que estreita a uretra e pode ser causada por inflamações, infecções, traumas ou ser congênita.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!